|
|
|
Desculpa contradizer-te, mas achei o "pós-moderno" pouco condicente com a realidade do orgulho que deves ter sentido com o comentário de Papai. Fez-me lembrar Torres das Amoreiras, BNU, Marina de Albufeira.....E isto para não falar nas imitações baratas que pululam pelo país real. Tudo coisas que já ganharam o mofo do tempo. Estou a dar voltas à cabeça e só consigo encontrar uma palavra para descrever aquilo que tu queres dizer. Eu diria "Sociedade Moderna".
O único problema é que uma andorinha não faz a Primavera - pode anunciá-la, mas não a faz!
Seja como for, parabéns aos dois Banana (vai no singular senão soa mal!)
João |
Homepage |
26.Dec.2004 - 22:49 | #
|
|
Isso é que é um ódio visceral ao Tomás Taveira, João!
Será ele o expoente máximo da pós-modernidade?
Mas penso que uma sociedade pós-moderna não tem que ser forçosamente apenas negativa!
Vou meditar sobre o assunto... I'll let you know later!
Até lá, muchas gracias pela remark... 
Juanito Banana - DE PUTA MADRE |
Homepage |
26.Dec.2004 - 23:11 | #
|
|
A questão não é de todo um eventual ódio ao Arq. Tomás Taveira, que nem sequer existe da minha parte. Acho que ele teve todo o valor quando construiu as Amoreiras. Foi um abanão que ele deu e na altura considerei um projecto conseguido. Mas para mim, aquilo que distingue as boas das más obras é o sentimento que provocam nas pessoas ao longo do tempo. As boas são cada vez mais apreciadas. As más começam a ser rejeitadas. O que eu não entendo é como se pode, em 2004, continuar a insistir na mesma tecla e fazer aquele Lego em Albufeira. E sim, ele é a cara do pós-modernismo em Portugal.
Hugz
João |
Homepage |
26.Dec.2004 - 23:37 | #
|
|
Pedro, isto é tãoooo giro=P
Que coisa engraçada, o teu pai comentar o teu blog^^ Tou abismado/emocionado/whatever applies!
Principalmente, tendo em conta que os meus não imaginam qual seja a morada do meu xD Nem que, para além de à blogosfera, pertença também à blogayesfera! Ahh, I'm touched=P
DaddyO, go for it!! =X
pUtoFisH |
Homepage |
26.Dec.2004 - 23:46 | #
|
|
Concordo absolutamente contigo. As Amoreiras podem ter sido ground-breaking, mas hoje em dia são um flop, perderam o seu espaço, em suma, não se justifica a excêntricidade do projecto numa cidade como Lisboa.
A marina de Albufeira... arg, enfim, aquela "coisa". A verdade é que choca com a arquitectura tradicional algarvia, e tudo aquilo fica com um ar muito theme-park. Penso que será mais uma prova que percorrer o espectro cromático não é uma solução viável.
Entre isso e os muito criticados cubos brancos do Siza, nem penso duas vezes.
Outro exemplo de modernidade que não vingou no futuro: o Estilo Internacional, tipo Mies van der Rohe (ou mesmo Gropius). Eu pessoalmente até gosto, mas o "Less is more" definitivamente morreu, como o disco sound! 
Ainda um outro - completamente oposto: Frank Gehry. Penso que após o efeito "What the fuck is that?", as obras dele são vazias, demasiado esmagadoras no seu delírio de indefinição...
Juanito Banana - DE PUTA MADRE |
Homepage |
27.Dec.2004 - 00:45 | #
|
|
Parte 2...
E com o tempo acabarão por ficar "démodés", se é que posso usar esta palavra!
Também tens outro perigo aí no Porto, o Rem Koolhas! =) A Casa da Música é apesar de tudo um caso muito interessante: suscita-me admiração, mas ao mesmo tempo rejeito-a como uma excêntricidade fácil. :S
O problema na Arquitectura é até onde é possível dar espaço de manobra para a Modernidade e a experimentação de novas soluções: se não funcionarem, não se pode esconder um edifício como se esconde um quadro ou uma música de apaga do disco.
É só ver Les Halles, em Paris, um dos piores erros urbanísticos, que felizmente vai ser renovado pelo Jean Nouvel.
E já chega, que isto já vai longo demais!
Um abraço PÓS-MODERNO,
Juanito
Juanito Banana - DE PUTA MADRE |
Homepage |
27.Dec.2004 - 01:08 | #
|
|
Isto não é pós-moderno!! Isto é pós-contemporâneo!! Muito à frente do nosso tempo!!!!! Pais a comentarem blogs?? Bem, a minha mãe lê os meus mas só na versão papel e mm assim já acho mt arrojado...
Agros |
Homepage |
27.Dec.2004 - 02:47 | #
|
|
Por partes:
Cubos por cubos, mil vezes Souto Moura do que Siza Vieira
Obras WTF. O WTF é muito importante, desde que tenha substracto. Eu não conheço o Guggenheim LIVE, mas aquilo que já vi é de cortar a respiração. Quanto ao démodé tens toda a razão. O Gug pode vir a ser as Amoreiras de Bilbao. Dá demasiado nas vistas, é demasiado cansativo, mexe demasiado com os sentidos. Au contraire, e ainda nas obras WTF, a Casa da Música tem um impacte inicial muito forte mas suaviza com o contacto, um dos tais sinais que eu interpreto como sendo de uma BOA obra.
Erros urbanísticos...Os graves têm uma solução : Implodi-los! Os menos graves podem ser reformulados e disfarçados, se bem que seja sempre melhor evitá-los!
E andamos nós para aqui em testamentos infindáveis à conta do comment do Daddy!
Um abraço!
João |
Homepage |
27.Dec.2004 - 03:55 | #
|
|
Viva o Pai Banana... ups... o DaddyO!!!
Miguel |
Homepage |
27.Dec.2004 - 12:03 | #
|
|
Interessante o rumo que os comentários tomaram... de um simples comentário (mas muito importante) do pai do Juanito... fomos levados pela "Sociedade Pós-Moderna"... a estilos da arquitectura moderna... a arquitectos... a edifícios portugueses e estrangeiros... enfim...
Apenas digo que é importante os pais fazerem parte/ acompanharem o desenvolvimento dos seus filhos, principalmente sendo estes gays, ajudá-los a enfrentar todas as adversidades que a sociedade impõe... Parabéns Juanito e DaddyO
João Cláudio |
27.Dec.2004 - 23:08 | #
|
|
Não falei no Souto Moura: imperdoável, de facto. Aprecio imenso o seu sentido de equilíbrio do espaço, a sua capacidade de criar uma austeridade e um rigor que apesar de tudo são confortáveis e acolhedores. Grande homem.
Também não conheço o Gug, mas penso que é isso que lhe está destinado: um futuro turbulento.
Bem, a implosão não é uma solução nem económica, nem eco-friendly, nem fácil de pôr em prática, penso eu... Daí que é mesmo necessário reflectir bem antes de construir.
Casa da Música: talvez. O contacto que tive com ela foi só por fotografias, ou muito rapidamente pela janela do carro! Mas não sei, aquilo é meio indigesto.
Peace! 
Juanito Banana - DE PUTA MADRE |
Homepage |
28.Dec.2004 - 00:19 | #
|
|
João Cláudio: Bienvenu! Sim, foi uma evolução pouco habitual... Quanto ao DaddyO, assustou-se um pouco com estes comments todos!
Sim, tenho apoio dele, mas também da minha mãe, apesar de todas as fricções actuais ela esteve sempre em sintonia comigo!
Sei que muitos não têm essa sorte, e desejo-lhes muita força para aguentar a exclusão... Porque não posso fazer muito mais! A impotência para que somos remetidos neste assunto é atroz.
Um grande abraço!
Juanito Banana - DE PUTA MADRE |
Homepage |
28.Dec.2004 - 00:21 | #
|
|
E agora um brinde à família Banana!
Cheers!
João |
Homepage |
28.Dec.2004 - 01:09 | #
|
|
Bem, eu não queria ficar lamechas nesta altura, mas agora fiquei, e a culpa é do pai do Juanito!
Cheers
Zoick |
Homepage |
29.Dec.2004 - 14:29 | #
|
|
Commenting by HaloScan
|