www.academicacoimbra.com
|
|
Caro P. Oliveira,
Concordo com o que disse. Infelizmente ninguém se lembrou de outra coisa que não fosse associar as entradas de capa dos nossos atletas à palhaçada do Sporting. No entanto apraz-me registar que se lembra que a explicação foi dada, acrescentando eu que previamente a iniciativa tinha sido anunciada e saído nos jornais.
Ainda bem que se recorda, que é para ver se também aviva a memória a certas pessoas que falam sem saber e que, ao tomarem essa entrada como uma manifestação de «luto», apenas demonstram que não sabem como a nossa equipa historicamente sempre manifestou o luto.
Obrigado pois pelo seu comentário e um abraço,
Fernando Pompeu
Negrume2 |
07.27.06 - 3:41 pm | #
|
|
Corrijo: os jogadores entraram de capa, e não de capa e batina.
P. Oliveira |
07.27.06 - 3:36 pm | #
|
|
Isto é uma chatice e parece que anda tudo meio maluco, uns atacando a Direcção actual por tudo e por nada, outros atacando as anteriores, quando afinal era mais inteligente apoiar (ou no mínimo não hostilizar) quem foi eleito para o lugar (e isto é válido para o passado também), a bem da Académica. Quem não gosta critica o que há a criticar, mas espera pela próxima e prepara-se para fazer melhor. O que se passou em Alvalade não interessa nada agora. Eu estive lá e também fiquei de boca aberta quando, após aquela palhaçada leonina que tinha sido pré-anunciada, vejo entrar os nossos de capa e batina (coisa que, nos tempos que correm, não faz qualquer sentido pôr nas costas dos jogadores, salvo uma ou outra excepção, e já não fazia naquela altura). Objectivamente, associaram-se à iniciativa. Depois, estendemos a simpatia a ponto de levar 5, que naquela altura eramos ainda mais simpáticos do que agora. No momento ninguém se lembrou de outra coisa que não fosse terem-se associado à palhaçada, apesar da explicação posterior. Foi uma tarde para esquecer e apenas uma má decisão da Direcção da altura, provavelmente bem intencionada. Nada mais do que isso.
P. Oliveira |
07.27.06 - 3:32 pm | #
|
|
Para quem pensa ter moral para falar aqui...enquanto nós andamos nas bancadas a berrar e gritar canticos de apoio á nossa briosa... estao voces nos camarotes vip a coçar os tomates ( se é k os tem...) e a pregar palavras de escárnio e mal-dizer.
Nao é verdade verdadinha Sr Pompeu (kem é k raio ainda poe nomes assim aos filhos? lol)
Marco Ferreira |
07.27.06 - 1:18 pm | #
|
|
A propósito, recordo-me ainda que quando faleceu o saudoso presidente Mendes Silva também jogamos de luto no estádio do Fontelo, contra o Académico de Viseu. Os da casa jogaram de branco (a eles comeptia trocar o equipamento nos termos das regras da altura) e nós actuámos de preto, com uma braçadeira branca...
Cumrpimentos a todos,
Fernando Pompeu
Negrume2 |
07.27.06 - 12:57 pm | #
|
|
Caro «Um anónimo qualquer» (espanto meu seria se tivesse coragem para dar a cara),
Lamento mas terei de lhe dizer que fala do que não sabe e que terá de rever os seus conhecimentos sobre o futebol da Académica. Nesse célebre jogo de Alvalade, a Briosa não entrou de luto. O luto na Académica não é a cor branca do equipamento, nem a capa negra sobre a camisola branca, mas é antes simbolizado pelo transporte, no braço esquerdo, de uma braçadeira de cor inversa à do equipamento em uso, como aconteceu na final da Taça de 1969, quando jogámos de luto, dada a crise académica. A não ser assim, cada vez que fossemos obrigados a jogar de branco, estaríamos de luto, o que é no mínimo risível e ridículo.
De todo o modo, quanto a Alvalade, o que aconteceu e foi explicado na altura foi que a Direcção quis assinalar a passagem de 30 anos sobre a citada crise académica de 1969, fazendo os jogadores entrar de capa-e-batina em Lisboa, de modo homenagear todos os milhares e milhares de antigos estudantes desse tempo que residem na zona da capital. Tal ideia foi explicada várias vezes na Comunicação Social, antes e depois do jogo, mas as más línguas preferiram associá-la ao luto do Sporting,que por infeliz coincidência, também se realizou nesse dia e que abafou a nossa iniciativa simbólica. Estou de acordo consigo que seria verdadeiramente ultrajante para a Briosa ter-se realmente associado à palhaçada leonina. Mas acontece que de facto tal não aconteceu e que essa ideia nunca, repito nunca, passou pela cabeça de nenhum dirigente da altura. Fica a explicação dada, se quiser acreditar nela. Se não quiser, fica a sugestão: faça uma pesquisa dos jornais da altura e verá que há declarações do presidente Campos Coroa a explicar isso mesmo...
Cumprimentos,
Fernando Pompeu
Negrume2 |
07.27.06 - 12:23 pm | #
|
|
Um bom texto. Apesar de não concordar com algumas coisas tenho que admitir que , olhando para este texto e para o publicado nos PC como resposta, vê-se quem tolera, respeita e pensa como académico.
Mas atenção esta visão de "Evolução na Preservação" não nos pode cegar e aceitar acriticamente...e passam-se coisas, no mínimo obscuras, na Briosa de hoje.
McV |
07.27.06 - 11:50 am | #
|
|
Caro anónimo qualquer.
Voce disse, em resume, muito do desastre que foi a gestão de Coroas, Pompeus e quejandos.
Mas não há vergonha.
Já esqueceram que andaram com o nome da Academica pela lama com cheques sem cobertura e dívida em Restaurantes e Hotéis da cidade.
Mas agora querem arvorar-se em defensores de não sei o quê.
Só não percebo porque insistem e não se mudam de uma vez por todas para a secção de futebol.
Se é a Academica das dívidas e dos cheques carecas que querem, estamos coversados.
anonimo |
07.27.06 - 11:02 am | #
|
|
Mais uma vez, concordo com o que escreveste, caro João Amaral. Reflecte a minha forma de ver a Académica, ponderando a tradição com a mudança.
Quanto à tua idade, não compreendo porque tu tanto realças esse facto. És maior e responsável, pelo que não tens menos "voto na matéria" que os outros, FELIZMENTE. A idade e a experiência trazem conhecimento (para os que são capazes de o captar...), é verdade, mas também trazem teimosia, inflexibilidade e, o mais grave, arrogância e falta de respeito.
Continua o bom trabalho!
Um abraço.
D |
07.27.06 - 10:13 am | #
|
|
Tenho saudades da nossa mistica...
Por vezes, dá-me vontade de voltar atrás,e tentar reflectir na Briosa de hoje, na Briosa do ontem, mas na mais importante destas todas, a Briosa de amanhã. É para esta última, que todos os dias discutimos, que tentamos dar o nosso melhor, e cada um à sua maneira tenta passar o seu ideal dessa Briosa.
No entanto, e para recordar a de amanha, há os que hoje esquecem ontem, e ja nao se lembram do que fizeram tambem esses no seu tempo. Quando hoje a noite me encontrava no maximo periodo de reflexao (na sanita como diz outro), veio-me à ideia a mistica que se tinha ha uns anos e qu e hoje está de facto perdida...
Assim num flash, e enquanto as necessidades fisiologicas nao estavam completamente satisfeitas, lembrei-me por exemplo da prostituiçao da NOSSA Académica, quando em Alvalade vulgarizou completamente algo tao respeituoso como deve ser o luto, e entrou de branco, com capa e batina preta, naquela que foi sem duvida a maior prostituiçao desta nossa casa. Saímos de lá com 5 na bagagem, mas quem sabe, com uns dinheirinhos a mais, tal como faz uma boa p##a.
Mais tarde, a mistica mandou que se tentasse fazer uma equipa com jogadores estudantes. Resultado? Mais três anos de segunda divisão, mas claro, tinhamos a mistica do nosso lado. Quando nessa altura, regressamos ao escalao maior do futebol portugues, com os dois melhores marcadores a serem um moçambicano e um Congolês(?) no caso do Kibuey, mas claro, com mistica como sempre, nao tinhamos um tostao, e como a mistica nao pagava dividas, todos os dias o nome da nossa instituiçao aparecia em tudo o que era jornais e televisoes com gente que hoje se diz envergonhada com o que actualmente se passa, a dizer coisas como:"Vão ver os outros clubes que tambem devem dinheiro"(e larguem-nos a nos acrescentaria eu). Viamos um presidente que agora se diz ofendido a afirmar que para a semana ja havia dinheiro fruto de um pagamento vindo nao se sabi bem de onde, e dando a sua palavra de honra ao treinador que haveria dinheiro na semana seguinte. Viamos este mesmo passar cheques que eram recusados no banco, os famosos Cheques Carecas à CC(e neste caso nao é Cerveja e Companhia), tardavam a aparecer, e teve de aparecer o arguido, o Satanás, e outros nomes que agora nao me vêm à memoria, para no fundo recuperar um pouco do credito da Briosa, e operando o milagre de manter aquela equipa na primeira divisao, algo que recorde-se, já acontece há 5 temporadas seguidas...
Mas nao sei, volta homem da mistica, queremos mais cheques à CC, décadas na segunda, Campos de treinos inaugurados sem Balnearios, Palavras por cumprir... mas claro, tudo em nome da mistica!
Abraço de
Um anónimo qualquer |
Homepage |
07.27.06 - 2:01 am | #
|
|
tou a ver k este post provocou muita azia..
Marco Ferreira |
07.27.06 - 1:55 am | #
|
|
Pois pois........
mas se não fosse essa"discussão" este ano íamos ver a nossa briosa tipo arco iris!!!
Qual o mal de contestar uma atitude que estava cogitada?
Ofende alguém??
Pelo contrário! isso é DEMOCRACIA!
Quem tem medo de criticas são os cortões e os lambe-botas!
Quem tem medo compre um cão....assim poderá comer os "pardalitos" que fazem tanta espécie a alguns que por aqui e POR LÁ passeiam!
ABRAÇOS
BLAUBLAU |
07.27.06 - 1:20 am | #
|
|
Excelente texto.
Os puristas são-no por causa das teias de aranha e ferrugem intelectual.
P.S. perdemos 3-0 com o Leixões.
A equipa tambem ainda está um bocado enferrujada.
XP |
07.27.06 - 12:56 am | #
|
|
Já agora falta dizer que o grande atleta que ilustra o post é o Coronel Faustino (recentemente falecido) a exibir a 1ª Taça de Portugal ganha ao Benfica em 1939.
O 'espantalho' que ilustra o cartoon não imagino a quem se refere...
Loiso |
07.26.06 - 11:56 pm | #
|
|
O problema dos estrangeiros é que a Liga não se digna impor limites á inscrição dos mesmos.
Enquanto assim fôr, se queremos sobreviver, temos que lutar com as mesmas armas que os outros.
Limitem os estrangeiros em todas as equipas e depois, então, poderemos falar.
Até la.....
anonimo |
07.26.06 - 11:08 pm | #
|
|
"Falam-me de um clube diferente, mas esquecem-se que os «putos» são adeptos mais diferentes ainda!" é o que se lê no texto.
Tenho 16 anos, tenho mts amigos da aac, falei com alguns, todos acham que é um disparate tanto brasileiro e só toleram o preto e branco nos equipamentos da aac. Somos conservadores???
Crack XXI Briosa |
07.26.06 - 10:59 pm | #
|
|
O Pompeu anda mesmo desesperado.
Tás a sentir falta de poleiro?
Simplesmente ridículo.Ainda por cima meter a criança nessa embrulhada.
Que tal se a começares a levar ao universitário para ver essa Academica??
Oh cromio MJC. Sabes o que é um jogo treino?????
anonimo |
07.26.06 - 10:37 pm | #
|
|
Parabéns, João Amaral
O seu texto revela uma grande maturidade de análise e um grande sentimento Brioso, mas há um pequeno aspecto em que discordo de si: "Toda a discussão foi estéril...".
Caro João, diz o povo que da discussão nasce a luz e eu sou crente nessa filosofia pois em qualquer discussão há sempre algo de novo e enriquecedor, que nos permite crescer e avançar.
Quanto aos equipamentos, felizmente que "serão mais uma vez negros e brancos" tal como a torre da Universidade será sempre de Coimbra.
Para que haja progresso, não é necessário destruir o nosso legado histórico e institucional.
Pela Briosa...
Maria Rosmaninho |
07.26.06 - 10:31 pm | #
|
|
A resposta do Dr. Pompeu a este texto(?) é simplesmente notável.
Se o lerem perceberão, com dificuldade é certo, o que é ser da Académica. Mas talvez compreendam se for explicado como foi a uma criança de 6 anos...
Anonymous |
07.26.06 - 10:21 pm | #
|
|
Um texto que reflete bem o que deve ser o académico nos dias de hoje. Evolução + Tradição de mãos dadas para levar mais além os resultados da nossa GRANDE BRIOSA.
Parabéns !!!
lyricmoods |
07.26.06 - 8:29 pm | #
|
|
No outro lado andam desesperados.
Porque será?????
anonimo |
07.26.06 - 7:52 pm | #
|
|
Quem pôs os pontos nos is foi o Dr. Vasco Gervásio, senão ainda continuaria a polémica. A necessidade de vir a lume este belo texto tem a ver com um caso e não um não-caso. Se não fosse assim para quê o texto de João Amaral e as declarações do vice? O presidente falou? Claro que não: não interessa falar a quem não sabe do grandioso passado da instituição.
estádio |
Homepage |
07.26.06 - 6:59 pm | #
|
|
Parabéns João. Texto revelador de grande maturidade.
Esperemos que este seja o ponto final de uma discussão que nunca existiu. Só na cabeça de alguns.
Um Abraço
Serjão |
07.26.06 - 6:32 pm | #
|
|
Um belo texto João!!!
Está tudo dito...
Impossível ser-se um cidadão adaptado ao século XXI sem ser um cidadão do Mundo...assim deve ser um académico e um conimbricense!!!
Os horizontes devem estar abertos, nunca esquecendo o passsado de que nos orgulhamos, mas a svitórias de Hoje dvemser sempre o nosso maior objectivo, seja "bola na rede" ou não, ninguém gosta de perder, não me convençam disso!!!
O objectivo maior da Académica é jogar e ganhar jogos, senão para que servia estar na primeira Liga??
Deixemos de lado a demagogia...é uma arma fácil de usar, mas pouco ou nada eficaz face à experiência e à inteligência.
FORÇA BRIOSA!!!!!!!
Ricardo Nuno Africano |
Homepage |
07.26.06 - 6:13 pm | #
|
|
Ora aí está, curta e grossa, a grande verdade, digna dum verdadeiro felino: "Para recuperar a mística (e com ela o apoio da cidade e da Academia) necessitamos de ser um clube ganhador. O resto são cantigas!...". E são mesmo. Em frente!
P. Oliveira |
07.26.06 - 6:07 pm | #
|
|
Ganda Gato Preto.
Estamos nessa. Uma Associação/Instituição abrangente e ganhadora.
Loiso |
07.26.06 - 5:59 pm | #
|
|
Excelente texto, com o tom certo. Assino por baixo.
Foi a opção envergonhada pelo romantismo que nos levou à "descida aos infernos". Para recuperar a mística (e com ela o apoio da cidade e da Academia)necessitamos de ser um clube ganhador. O resto são cantigas!...
Gato Preto
gato preto |
07.26.06 - 5:42 pm | #
|
|
Eu não me consigo encaixar nas diversas classificações. Estarei algures entre a memória dos pirolitos e o actual cocktail exótico, mas sempre de olho na rede adversária, à espera que abane. Não sou versado nem em tradições, nem em modernas estratégias de marketing, que não renego, mas diz-me o bom-senso que tudo se quererá com moderação. Criem-se mas é condições condignas de treino para a formação, que o resto é tudo nervoso de pré-época. Números dourados, era?! Hum!...
P. Oliveira |
07.26.06 - 5:39 pm | #
|
|
Há muitos clubes com história em Portugal. Mas a história da nossa AAC é única, de uma riqueza inestimável. Tb por essa singularidade, custa perceber pk é k só temos no nosso palmarés uma Taça de Portugal, algumas classificações importantes, mas nenhum título, nenhuma expressão europeia. Custa perceber e custa admiti-lo, ainda para mais se compararmos este palmarés com outros de outros clubes, mais pequenos, mas com outra estrutura, outra mentalidade, outra evolução. Chega! Está na altura de a Briosa se afirmar interna e externamente, de voltar ganhar, n um jogo, mas habituar-se a ganhar, ser, no fundo, a Briosa dos novos tempos com o velho hábito de ganhar. A questão essencial, para mim, está nisto: é possível crescer, evoluir, revolucionar mentalidades, ser-se pioneiro, mas ao mesmo tempo, manter-se a identidade, os princípios que norteiam a Instituição. acho k é este o caminho.
Esta celeuma dos equipamentos chega a ser, com o devido respeito, ridícula. Desde qd é k é contra os estatutos jogar com equipamentos cinza num jogo-treino? Houve apresentação da equipa, com os equipamentos, eu estive lá e n vi nenhum dourado. É uma falsa questão que, percebe-se, interessa a quem está a aproveitar tudo para criticar esta direcção. Não critico quem queira disputar o "poder", com a convicção de que pode ajudar a Avcadémica. Critico quem se "serve" da instituição para, de forma cíclica, alimentar guerrilhas pessoais, ao ponto de se chamar "meretriz" à nossa Briosa. Mais criticável ainda quando tais afirmações vêm de quem tem/teve responsabilidades na AAC e perante a opinião pública. Infelizmente, é o que nos espera nos próximos tempos (quentes), e em vésperas de eleições na AAC.
Nuno Oliveira |
Homepage |
07.26.06 - 5:37 pm | #
|
|
Excelente texto, onde se colocam bem os pontos nos is.
Parabens.
laranjeiro |
07.26.06 - 5:27 pm | #
|
|
grande joao! curti o cartoon! :D
Marco Ferreira |
07.26.06 - 5:00 pm | #
|
|
Belo texto, no entanto há coisas que não evoluem nunca... Já repararam que fomos "roubados" contra o Paços de Ferreira. Reparem bem no 3º filme do vosso blog aos 2`50. A bola vai à barra e na minha opinião entra descaradamente na baliza.Acreditem que já parei a imagei e vi a bola meio metro dentro da baliza. Aliás são várias as pessoas que gritam golo com toda a razão. Se fosse com um dos pseudo grandes no nosso futebol já tinha caído o Carmo e a Trindade mesmo num jogo de pré-época!!!
Enfim, o lance deixa dúvidas, mas nunca é a nosso favor.
Obrigado pelos videos e continuem a surpreender-nos...
André Vaz Pereira |
07.26.06 - 4:59 pm | #
|
|
Caro João Amaral,
Sou do tempo e vi esses grandes atletas que menciona no seu magnífico texto a jogar na minha/nossa Briosa e para além de o felicitar tenho também a dizer que foi precisamente o meu comentário de ontém que também utilizei a expressão dos 'puros' versus 'maleáveis' que várias vezes é citado.
Como vê já acompanho a malta negra há mais 40 anos e revejo-me na máxima que sem esquecer o passado, temos que percorrer o presente, para assegurar o Futuro.
E o que quero para a Briosa é longa vida com muitos êxitos desportivos e fomação de homens.
O tempo do romantismo já é passado e de passado estão os Museus cheios.
Hoje o que os sócios querem é vitórias e o meu ego fica 'inchado' no final dos jogos com a vitória dos 'negros'.
O que mais lamento é aquelas cambalhotas da 'inventona' das camisolas e dos números coloridos.
Quando não se tem nada para dizer, e porque não se quer apoiar a Briosa, arranjam-se pseudo-casos.
Mas a Malta já está avisada e sabe quem quer a Evolução da nossa AAC.
Loiso |
07.26.06 - 4:46 pm | #
|
|
bonito texto mas, em relação ás camisolas pergunto qual a razão das declarações do vice-presidente Vasco Gervásio «acho que o equipamento deve ser o tradicional».
Porquê esta declaração, se não havia intenção de mudar. no minimo esquisito, há-de concordar.
abraço
desconfiado |
07.26.06 - 4:34 pm | #
|
|
Belo texto, parabens!
deveria ser lido por certa gentinha...
Marco Ferreira |
07.26.06 - 4:18 pm | #
|
|
Commenting by HaloScan
|