|
|
|
Leila, ao meu ver parece que todo rabino eh lapidado anos a fio por leitura, erudicao. Pois bem, ele ao ser agredido verbalmente reagiu jogando cafe no nazista? Agiu mal. Porque? Porque de um rabino, se espera um controle emocional maior, pelo motivo supracitado e tambem porque dentre as funcoes do rabino esta a do aconselhamento, de pregar a tolerancia. Ele nao teve. Por outro lado nao concordo com a posicao do nazista, mas como voc bem lembrou o nazismo foi condenado em tribunal competente e mesmo assim tem gente que insiste na exibicao publica de suasticas. Eh o caso do "agressor". Como posso entao exigir tolerancia de uma pessoa que pra comeco de conversa ja se mostra desrespeitoso?
Em relacao a policia e justica de Sao Paulo, ela agiu bonitinho no caso Grafite sim. Porque? Porque Grafite ganha o pao num esporte que eh obessao nacional e tambem porque tudo estava/esta sendo acompanhando pela imprensa. Nem preciso entrar em pormenores com voc que eh jornalista,ne? Pois bem eu militei bons anos no Direito e garanto a voc que a justica brasileira eh morosa e temeraria, dentre outras cositas. Pra exemplificar nao existe nem isonomia em processo judicial. Existe a teorica, mas infelizmente ela nao ajuda em nada. Na pratica, o que rola eh que a qualquer cidadao eh garantido o encontro com Miss Blind, mas se nao tiver money suficiente pra contratar um bom advogado - bye, bye. Isso sem falar nas custas processuais, nem vou ocupar espaco discorrendo sobre a famigerada "Asssistencia Judiciaria". Entao a de Sao Paulo que faz parte do territorio nacional nao fica atras. Sobre a policia paulista, acho melhor uma lida no Rota 66 do Caco Barcellos pra voc perder imediatamente essa boa impressao.
Boa Noite!
Beijao!
Paula |
04.22.05 - 2:13 pm | #
|
|
Paula, longe de mim achar que a Justiça brasileira é eficaz. Eu estou apenas citando um caso específico m que tanto o cidadão, quanto a Polícia e a Justiça agiram de forma exemplar, dentro do que prevê uma lei anti-racismo civilizada e que deveria servir de modelo até para os americanos (vide o que o Aaron disse hoje no Idelber).
Quanto ao rabino errar ao partir para a ignorância, eu concordo, mas quero ver como você reagiria na hora de um troglodita - um cara que acredita numa ideologia que jogou os seus ancestrais num campo de concentração e cometeu contra eles as maiores atrocidades - te chamar de unhuman e se julgar superior a você. Nos EUA, não há as leis que protegeram os direitos do Grafite. Aqui é só a lei da porradaria mesmo. Por isso, em nome de uma sociedade civilizada, eu defendo leis que banam o uso público de suásticas e outros símbolos de ódio racial, e de proteção aos cidadãos contra insultos racistas.
Leila |
Homepage |
04.22.05 - 2:38 pm | #
|
|
Leila, nao sei como eu reagiria, so que nao sou rabino, entende? Tenho sangue judaico-alemao, metade da minha familia morreu em campo de concentracao. Sou fruto literalmente do amor de "vitima com agressor". Mas insisto na tecla que um rabino deveria ter controle. Claro que ele eh humano, passivel de equivocos, emocao, mas acho que a gente nao deve se contentar com isso. Veja bem: acho que uma pessoa que frequenta(ou) universidade, tem acesso a lazer diferenciado, comida selecionada, viagens, tempo de se dedicar ao ocio criativo deve "a priori" revelar uma compreensao maior do que ocorre a sua volta e atrelar isso a sua conduta. Porque Leila eu tambem defendo a existencia de uma sociedade civilizada e a meu ver ela se da mais com exemplos de homens relevantes, do que com leis. E isso comeca se exigirmos dos letrados, doutores, dos favorecidos em geral uma postura "acima" do homem medio, seja em ambito privado e/ou publico.
O Brasil tem boas e muitas leis. Algumas vingam, outras sao levianamente usadas como lacunas. Pena que nossos legisladores e aplicadores esquecem que a Carta Magna se faz suficiente pra garantia dos direitos fundamentais. Bom, "Miss Blind" tupiniquin eh uma teenager devassa, mas no caso Grafite ela se mostrou eficiente. Fiquei contente tambem e torco pra que nao cai no esquecimento, ou seja, considerado caso isolado.
Beijao!
PS: voc criou um monstro...rs...foi por causa daquele post que comecei a dar pitacos diarios na blogosfera. Agora aguenta!...rs...E isso vem provar o que mencionei acima. Vi seu exemplo e segui. Inclusive estou montando blog. Voc vai me visitar?
Paula |
04.22.05 - 3:13 pm | #
|
|
Vai sair do anonimato então? Parabéns, vá em frente, eu visitarei.
Leila |
Homepage |
04.22.05 - 3:34 pm | #
|
|
Existem questões complicadas aí, Leila, e é preciso fazer nuances. Concordo que a injúria racista é algo terrível, que humilha e deve ser punida. É um crime na acepção básica de delito penal: existe um ofensor e uma vítima bem delimitados.
Por outro lado, como libertário radical, não concordo com a proibição da atividade de grupos nazistas. É aquela velha frase de Voltaire. Enquanto se mantêm apenas difundindo idéias genéricas, mesmo que odientas, não representam nada a não ser uma minoria ínfima e barulhenta.
Mas quando o Estado começa a delimitar quais tipos de idéias podem e quais não podem ser difundidas, abre-se um precedente. A questão das drogas, por exemplo. Muita gente tem sido intimidada pela justiça brasileira apenas por defender sua legalização.
A existência de grupos nazistas nos EUA é um reflexo do país ser, a meu ver, e apesar dos pesares e retrocessos recentes, aquele que mais respeita a liberdade de expressão, entre as principais democracias ocidentais.
Marcus Pessoa |
Homepage |
04.22.05 - 3:36 pm | #
|
|
Os Estados Unidos nunca vão ter uma legislação como a brasileira, porque aí isso seria inconstitucional, violando a garantia de freedom of speech da primeira emenda.
E estão certos em não abrir mão da liberade, mesmo ao preço de tolerar certos casos.
andre lopes |
Homepage |
04.22.05 - 3:39 pm | #
|
|
Freedom of speech não protege contra crimes de calúnia e difamação. Dentro disso, dá para enquadrar racistas, nazistas e outros escroques.
Leila |
Homepage |
04.22.05 - 3:51 pm | #
|
|
O pior é que não é tnao incrível assim:
Felicia Luisa |
Homepage |
04.22.05 - 4:02 pm | #
|
|
Foi sem linK, desculpe aí, Leila: http://
www.astarojna.blogger.com...e.html#29937008
Felicia Luisa |
Homepage |
04.22.05 - 4:02 pm | #
|
|
Felícia, eu ainda me espanto. Uma ideologia assassina e racista, que deveria ter sido relegada ao lixo da História, continua influenciando mentes (ou a ausência delas) por aí.
Leila |
Homepage |
04.22.05 - 4:10 pm | #
|
|
O que mais assusta Leila, é que o nazismo, que segundo meu ponto de vista é o produto quimico da reaçao de quando se mistura a ignorancia com meios de propaganda em maos de aproveitadores e é exatamente o que mais vem crescendo nos ultimos anos no mundo. O nazismo de suastica e botas e tal, esse é de minoria e chega a ser caricatico ainda que nojento. O que preocupa é o nazismo coberto, escondido que se esta desenvolvendo em certas areas do planeta. Nao se pode nunca esquecer que o povo alemao nao era constituido de bestas assassinas sedentas de sangue. Era gente comum que ia a missa aos domingos e que cegos de adoraçao ao lider, aceitaram sem pestanejar as barbaridades cometidas. Vamos abrir os olhos
Flavio Prada |
Homepage |
04.22.05 - 5:04 pm | #
|
|
Leila, creio que para caracterizar a difamação aí é necessário que a pessoa tenha consciência de que está falando uam falsidade, não?
andre lopes |
Homepage |
04.22.05 - 5:23 pm | #
|
|
O pior de tudo é que tantos americanos e europeus (e brasileiros, inclusive) morreram lutando para que esse babaca pudesse sair fantasiado de Hitler por aí. Isso eu realmente não entendo como pode ser tolerado por aqui... Bom fds.
Fernando |
Homepage |
04.22.05 - 6:07 pm | #
|
|
Eu acho que o grande problema do nazismo atualmente é exatamente o fato dele ser subestimado.Jogado como coisa de idiotas manipulados num passado já remoto, ou de jovens ignorantes hoje.
Um nazista se acha superior, aí que está a força; numa sociedade sem moral sem rumo sem nada como a atual, ou na humilhada e 'injustiçada' sociedade alemã pós primeira grande guerra.
Muito mal comparando, pensem em um fanático religioso que acredite piamente que todos os 'infiéis' vão para o inferno, enquanto a ele e aos seus está reservado o paraíso.
Creio que o nazismo vai mais ou menos por aí, só que o paraíso seria aqui mesmo na terra, e ele foi usurpado pelos infiéis, daí a violência, o preconceito, etc.
Bom, espero não ter viajado muito, nem que alguém interprete como uma ode ao nazismo.
Grande abraço, Marcos.
marcos alexandre |
Homepage |
04.22.05 - 7:29 pm | #
|
|
Marcos, você não viajou, de forma alguma.
André, uma pessoa pode ser processada por calúnia e difamação, mesmo que ela acredite nessas calúnias, basta que a pessoa prejudicada prove que elas são injustas, falsas e estão lhe causando danos morais, políticos, financeiros, ou o que seja.
Leila |
Homepage |
04.22.05 - 10:59 pm | #
|
|
Voce viu que a mulher do dedo no Wendy's foi presa?
Megui |
Homepage |
04.23.05 - 9:13 am | #
|
|
Megui, vi sim, obrigada, coloquei o update no post do dedo lá embaixo.
Leila |
Homepage |
04.23.05 - 1:32 pm | #
|
|
"Freedom of speech não protege contra crimes de calúnia e difamação. Dentro disso, dá para enquadrar racistas, nazistas e outros escroques".
Eu acho que você está confundindo. Calúnia não se aplica, e difamação tem que ser contra alguém específico. Um grupo nazista ao dizer que "os judeus" são os sanguessugas da economia mundial, por exemplo, não comete nenhum desses crimes.
Se um nazista injuria um judeu, como no caso citado, é bem diferente.
Eu acho terrivelmente equivocada essa lei brasileira que proíbe a exibição da suástica. Pra mim, tem que ter liberdade de expressão sempre, e não cabe ao Estado julgar qual é contrária à sociedade. A própria dinâmica de uma democracia, na minha opinião, já deixa esses grupos falando para as paredes.
Marcus Pessoa |
Homepage |
04.24.05 - 4:20 am | #
|
|
Marquito, eu tenho certeza que deve existir algum mecanismo na lei americana em que alguém pode processar outro por danos morais após ofensa racista. Vou pesquisar o assunto melhor antes de chutar da próxima vez! Abraço,
Leila |
Homepage |
04.24.05 - 9:25 am | #
|
|
Interesante. Leia o antigo testamento (dos judeus). Eles são o povo escolhido e o resto são seres inferiores. Os goin são seus escravos. Um judeu não pode casar com outra raça, porque todas são impuras. Toda mulher não judia é uma prostituta.... e por aí vai. Eu tenho dúvidas sobre quem é racista. Se o idiota que se diz nazista ou o judeu que se acha superior a todos os seres humanos.
Laiza Marlon Pereira |
03.13.08 - 12:35 pm | #
|
|
Commenting by HaloScan
|