|
|
|
you should be more informative and substantive! why not more discussions about michael jackson, the runaway bride, 'merikun idol, ashley simpson, and laura bush's unique humor, etc? these are the DEFINING ISSUES OF OUR TIME!!!
capt. k |
05.09.05 - 12:38 pm | #
|
|
He he he! Ainda bem que o que se considera jornalismo no Brasil ainda é notícia de verdade.
Leila |
Homepage |
05.09.05 - 12:40 pm | #
|
|
Olha, eu não leria um blog (no meu conceito, nem teria mais essa definição) tão burocrático quanto a FolhaSP.
Sinceramente mesmo! eu não quero informações vazias! eu quero idéias, opiniões, que não teriam lugar em jornalões.
Eu acho perfeitamente 'informativo' o último post, por exemplo, trata do tema 'dia das mães' de uma maneira totalmente não convencional.
Aliás, os melhores artigos de todo o NoMínimo são os do Conti relatando o cotiadiano da filhinha.
Mas eu só queria dizer mesmo que o seu trabalho aqui está ótimo Leila, você não tem obrigação de ser fonte de informação só porque meios tradicionais não mais o são, você só precisa escrever sobre o que você quer, gosta.
Beijos, Marcos.
marcos alexandre |
05.09.05 - 12:53 pm | #
|
|
Valeu, Marcos. O meu blog ainda é novo, mas acredito que meu nicho ainda é um mix de jornalismo, comentário e conversa casual sobre assuntos que me mobilizam, e que, acredito, mobilizam os leitores também.
Leila |
Homepage |
05.09.05 - 1:10 pm | #
|
|
O seu blog é bastante informativo, Leila, principalmente para os brasileiros que estamos aqui sem muitas notícias do que acontece nos EUA.
Marcus Pessoa |
Homepage |
05.09.05 - 1:55 pm | #
|
|
Leila, concordo com os dois acima, a função do blog naoh é suprir informações que a gde midia naoh dá.
Teu bog é ótimo, é tudo de bom, tem informação, vc é inteligente, naoh eh arrogante, é sensível, se expõe com delicadeza, naoh tente mudar para agradar aqueles que acham que são os formadores de opinião. Blog, pelo que sei, sei pouco, é para ser pessoal, cada um faz o que quer e como o Nemo disse todos terão leitores, é uma questão de tempo.
Vc está no caminho certo, naoh fique séria demais.
Bj laura.
laura |
Homepage |
05.09.05 - 2:08 pm | #
|
|
quem disse que a TAL MESA DE BAR não é JORNALISMO? o debate de idéias (etc...) não é JORNALISMO? desculpe, mas discussão velha essa.
Biajoni |
Homepage |
05.09.05 - 2:12 pm | #
|
|
Lindo post abaixo! Seu filho eh uma abencoado por ter mae tao inteligente, sensivel e informada. Super dia das Maes atrasado, mas de coracao! E a proposito acho que Laura, Biajoni e Marcos Alexandre estao com toda razao. Eu mesma so comecei a dar pitaco aqui e ali ao me deparar com um post seu "motivador", aquele em que voc incentivava as mulheres a expor mais suas opinioes na blogo. Bom, eu adoro ler noticias dadas por voc, ver o que rola na sua caixa de comments e tambem degusto de canudinho os assuntinhos lights que pipocam aqui e fazem um bem danado a cabecao e ate a alma. Beijao!
Paula |
05.09.05 - 2:32 pm | #
|
|
cabeca...credo, saiu cabecao...sorry!
Paula |
05.09.05 - 2:33 pm | #
|
|
Leila, acho mesmo que há muitos blogs de análise e que merecem sim ser chamados de informativos (como o próprio P. Doria fez, na verdade). São blogs que dependem da cotidiano da pessoa - profissão, onde mora etc. - para fornecer uma visão diferenciada e com mais qualidade do que a mídia tradicional. O que não enxergo mesmo no Brasil são blogs investigativos, que façam apuração de informações, e muito me irrito quando algusn blogueiros tem uma visão iludida de estarem desempenhando este papel. Investigação é para profissionais, não por exigir uma formação específica, mas por implicar um dispêndio que não é qualquer um que pdoe bancar.
Muita me espanta, também, não haver no Brasil blogs que falem de política - política mesmo, com partidos. Neste caso, o Noblat é mais uma vez exceção. Em Portugal mesmo, que é um parâmetro para nós tanto quanto os EUA, são muitos e bons os blogs que falam de política. Mas aí já é outro assunto (e também nada misterioso)...
andre lopes |
Homepage |
05.09.05 - 3:57 pm | #
|
|
Eu sempre quando chego para comentar o meu ídolo Biajoni já disse tudo. O bom dos blogs brasileiros é que veiculam opiniões sem aquele ranço jornalístico e tem a vantagem de serem independentes. Um jornalista (em princípio) trabalha para um patrão, a mesa de bar é bem mais leve e solta, mais espontânea. Informação é algo relativo, quanto jornalista que apenas traduz, copia e adapta. Beijocas.
Ana Lucia |
Homepage |
05.09.05 - 4:35 pm | #
|
|
"Mix de jornalismo, comentário e conversa casual sobre assuntos que me mobilizam". Leila, talvez vc tenha dado o perfil de um tipo de blog que eu acho que vai se consolidar por aqui. Também concordo com André, no que se refere à investigação - que demanda tempo, dinheiro e um certo 'saber fazer'. Acho que esse tipo de iniciativa vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. Mas parte de mim torce para que as investigações via blogs não tomem um caminho comercial, não venham a depender de anúncios, por exemplo. É utópico? Talvez, mas essa possibilidade me encanta, e por enquanto não me faz mal. Outra coisa: Talvez devêssemos pensar num modelo de blog informativo que não tenha que depender de assinaturas, de anúncios. Será bom que isso aconteça, inclusive para os jornais, pro mercado publicitário, para jornalistas e não-jornalistas... Mas eu também torço para que o interesse em se divulgar informação de qualidade na internet também seja feita pelo indivíduo. Saudações a todos.
Luiz |
Homepage |
05.09.05 - 6:58 pm | #
|
|
Concordo que a discussão é velha. Se cada um que tiver blog ficar repassando notícias que aparecem em qualquer cotidiano do dia, qual é a graça? Também não somos todos repórteres para sair à rua, catando notícia. O blog é um filtro pessoal de informações que interessam ou não à um grupo restrito ou vasto de leitores. Pelo menos estamos saindo da era em que todo blog era um diário pessoal de adolescentes que usam palavras como "bunitxu" e "axo lindu". E mesmo esses ainda tem o seu público. O próprio blog do PD não é muito informativo que digamos, apesar de ser interessante. Enfim, viva a mesa de bar virtual. Abraços.
PS = Paula, essa do "cabeção" foi hilária. Eu sei que não saiu intencionalmente, mas eu ri à beça.
Fernando |
Homepage |
05.09.05 - 7:03 pm | #
|
|
Off topic: Leila, fiz um convite lá no Velho pra você participar do meme dos livros. Se estiver a fim...
Marcus Pessoa |
Homepage |
05.09.05 - 8:48 pm | #
|
|
Marcus, você já é a terceira pessoa que me coloca nessa corrente, he he he... E tenho ainda o convite da Laura para fazer o questionário do cara do Actor's Studio. São legais, mas preciso espaçar um pouco daquele perfil do consumidor, para não ficar repetitivo o blog. Bjs
Leila |
Homepage |
05.09.05 - 8:52 pm | #
|
|
Leila,
acho seu blog ótimo justamente pelo estilo mãe-com-opinião. Se fosse simplesmente um blog político ou apenas um centro de referência para mães-em-processo, perderia a singularidade, o borogodó. Blog é que nem cachorro, a cara do dono, não tem jeito. Um jornalista terá, fatalmente, um blog um tanto jornalístico, um psicólogo, um blog meio psi.
Me incomoda levemente essa hierarquização do Dória, quando ele fala que alguns blogs "ainda estão na fase mesa de bar", outros numa fase literária, intermediária, e, no topo da cadeia evolutiva, estariam os poucos blogs jornalísticos. Minha questão é:
Quem disse que todo blog quer ser jornal quando crescer?
Meu voto é para que você continue mantendo as "editorias" de família, comportamento e –porque não? – abobrinhas em sua deliciosa revista.
Beijos de sua mais nova leitora de primeira hora ;o)
christiana nóvoa |
Homepage |
05.09.05 - 10:43 pm | #
|
|
Leila, seu blog eh um dos mais informativos da politica americana em portugues. Seus pitacos em assuntos brasileiros tbm sao bola dentro. E quando vc expoe seu lado "mesa de bar", a definicao de blog fica mais clara: liberdade de expressao. Parabens!
Lucia Malla |
Homepage |
05.09.05 - 11:58 pm | #
|
|
Acho que da pra aproveitar e provar que da pra fazer jornalismo, sem diploma, em uma mesa de bar.
Flavio Prada |
Homepage |
05.10.05 - 4:57 am | #
|
|
Leila, todo mundo já disse tudo, nem vou repetir. Apenas acrescentar que tem muita gente nessa blogosfera, leitores, que lêem o que emociona, o que passa algo mais do que dados estatísticos corretos. E, nesse caso, o seu blog, com o excelente post sobre o filhote desperta muito mais interesse do que outros que apenas falam sobre a "situação da maternidade" no Brasil ou sei lá mais onde...
Os blogs estão começando a atrair, no Brasil, justamente por esse mix.
Denise Arcoverde |
Homepage |
05.10.05 - 7:18 am | #
|
|
Obrigada, pessoal, todas essas opiniões vão ajudando a definir o caminho deste blog, e a discussão pode ser velha, mas é saudável. Acredito que com a proximidade da eleição presidencial de 2006, o Brasil vai ganhar novos blogs jornalísticos. A falta do "blog investigativo" foi bem apontada pelo André, mas mesmo nos EUA dá para contar nos dedos os blogs que fazem isso. Em geral, eles já são grandes e ganharam audiência apenas comentando o noticiário, antes de partir para a apuração de notícias. Além disso, à medida que ganham prestígio, mais fontes aparecem para suprir o blog com notícias exclusivas.
Leila |
Homepage |
05.10.05 - 8:29 am | #
|
|
Tanto a Christiana Nóvoa como a Denise Arcoverde estao "gravidas" de razao, viu? Eu mesma ao dar minha voltinha na blogosfera, dependendo do dia, humor, TPM, senso de oportunidade, necessidade de polemica ou coisa que o valha procuro blogs que mexam com minha cabeca,mas nao esquecem que alem dela, tronco e membros tambem bate um coracao!
PS: Fernando eu fiquei chocada em escrever cabecao...afinal tua leitora aqui eh redneck ate o fundo da alma...rs...
Paula |
05.10.05 - 8:48 am | #
|
|
Nessa discussão o que me incomoda é o "dever ser" tanto de quem faz em relação ao blog, quanto em relação aos seus leitores. O jornalismo tem o dever de informar. O blog, e o mais fantástico de um blog, é que a comunciação que passa através dele é antes de pessoa para pessoa, do que de um profissional para pessoas. Depois, o termo já é questionável. Como assim "blogs informativos"? Tudo é informação. A questão é sobre o que se informa e de que forma. Reivindicar que faltam blogs informativos é uma opinião que está intimamente ligada com o conceito do que é informação para quem a vai defender. E isso não pode ser deixado de lado. Acho prudente antes de discutir isso ter em mente ainda duas coisas: 1) ficar bem claro que "blog" não é uma forma de escrever, um estilo, blog é um suporte e o máximo que sua influência pode ter no conteúdo que carrega é pela visão de que o meio também constitui a mensagem, mas blog é o meio; 2) blogs ou o tipo de conteúdo que deles faz parte, bem como o sistema como um todo, incluindo quem produz e os leitores, tendem a ser sempre subestimados ou erroneamente classificados se partirmos de referências de outros meios para tentar entendê-los. Talvez faltem mesmo blogs "informativos", mas também talvez falta antes refletirmos se realmente precisamos de "informativos" e de "jornalismo" como era feito até então.
Bj! 
Gejfin |
Homepage |
05.10.05 - 10:11 am | #
|
|
hehehe, ana lucia LINDA!.
...
só voltei pra dizer que 99% do que aprendi (principalmente sobre jornalismo) foi em MESA DE BAR!
...
bijus!
Biajoni |
Homepage |
05.10.05 - 10:24 am | #
|
|
Nossa, mae mas esses mocos que frequentam teu blog tomam Sadol, nao?
Beijao!
Paula |
05.10.05 - 10:30 am | #
|
|
Bia, seja na descontração da mesa de bar, ou na sisudez de um jornal, o importante é gerar debate e AÇÃO.
Abraço,
Anonymous |
05.10.05 - 11:02 am | #
|
|
Sinto muito, mas (denunciando a idade) por conta de lembranças da faculdade, as palavras "Pedro Dória" e "mesa de bar" me provocam um acesso de riso incontrolável, relacionado ao JornalEco. Cansado de tanto rir, a única opinião que eu posso dar é de que muito do que blogs teoricamente informativos fazem é exatamente uma conversa de boteco, comentando ou repassando notícias (inteligente ou não, segundo o blog). Blogs jornalísticos propriamente ditos, como o do Orcinus, são minoria, principalmente os não-técnicos.
Tiago |
Homepage |
05.11.05 - 1:05 am | #
|
|
Tiago, pior eu, que fui da ECO antes de vocês!
Leila |
Homepage |
05.11.05 - 8:24 am | #
|
|
Commenting by HaloScan
|