LIVRE INDIRECTO.NET
|
|
No ano em que o Porto venceu a taça UEFA Portugal só teve 4 representantes, 2 na Liga dos Campeões e 2 na Taça UEFA. O Campeão teve de jogar a 3ªpré-eliminatória, o Boavista teve de jogar a 2ªpré-eliminatória.
Tendo em conta que os rankings são resultado das últimas 5 épocas, e vendo que o máximo que o Porto alcançou desde 95 foi uns quartos de final na Champions, e uns quartos de final na Taça UEFA, e tendo em consideração que na época passada o Porto chegou aos oitavos de final da champions, o Sporting À final da UEFA e o Benfica aos 16 avos perdendo com o outro finalista, e tendo em conta que tanto Benfica como Porto podem ainda repetir a presença nos Oitavos da champions, como podemos dizer que estamos pior que há 10 ou 5 anos atrás???
Comparem também alguns dos nomes em cada uma das equipas com os nomes actuais.
Sou só eu que me lembro que não fazíamos nada na Europa, e agora lutamos sempre para chegar a Fevereiro.
Nesse sentido então, o Campeonato Franc~es e Alemão ainda são piores que os nossos.
José Leal |
11.26.05 - 10:35 am | #
|
|
Mas isso nao se chama "tradiçao"?
Rui |
Homepage |
11.26.05 - 1:02 am | #
|
|
o estrela vermelha ja n vale nada a mto.. é tipo um benfica :p nunca mais irá a algum lado na europa :P
fredy |
11.25.05 - 11:54 pm | #
|
|
Fredy? sem historial nenhum? Estrela Vermelha sem historial? Pode não ser o que era no começo da década de 90 mas não tem historial? Terá mais o Braga? E a Samp tb nao tem historial? Concordo apenas na pequena dimensão do Halmstad que causou surpresa ao eliminar o Sporting.
Rui |
Homepage |
11.25.05 - 9:35 pm | #
|
|
Concordo com o post na perspectiva da discussão da qualidade. São os Boavistas, os Bragas e os Nacionais que vão desenvolver o nosso campeonato e os adeptos dos grandes têm de se habituar, de uma vez por todas, que o nosso futebol só tem a ganhar com o acréscimo de competitividade e que essa só aciontecerá à custa da perda de pontos dos nossos clubes.
Relativamente à Imprensa, já é mais complicado. Enquanto os chamados clubes médios não conseguirem conquistar adeptos aos grandes, não há nada a fazer. O jornalismo é cada vez mais dominado pela esfera comercial e isso é ainda mais visivel em determinadas áreas como o desporto. Vão ter de ser os próprios clubes a encontrar forma de alterar esse panorama.
quetzal guzman |
Homepage |
11.25.05 - 6:16 pm | #
|
|
futebol já não era directo e com efeitos práticos, mas sim um futebol "sarrafeiro" e feio.
---> tas enganado.. ja se dizia q o futebol era sarrafeiro mt antes de ser campeao.. sarrafeiro e de arbitros comprados.
e outra coisa.. prova q sao os grandes q tao + fracos.. ve-se plas competiçeos europeias.. ah 2,3 ou 4 anos faziamos muito melhor figura (e n só o fcp) e nos ultimos anos é o q s vê.. entao este ano meu deus!!! 3 ekipas eliminadas ah 1ª por clubes sem historial nenhum na europa e as outras 3 a 1 jogo de tb serem eliminadas..
enfim.. isto mostra q tamos cada vez piores.. os grandes perdem com pekenos nao por estes terem crescido mas sim por os grandes terem piorado e parece q essa descida de nivel ainda não parou infelizmente devido a estes artures joreges holandeses no p+orto e benfica lol
fredy |
11.25.05 - 5:53 pm | #
|
|
Na minha opinião, o maior equilíbrio do campeonato português - com os chamados "pequenos" a ganhar cada vez mais - justifica-se tanto pelo facto de os "grandes" estarem a jogar pior como pelos "pequenos" estarem a jogar melhor e, acima de tudo, a perder o "respeito" aos chamados "grandes". Acredito que qualquer adepto de futebol aprecie esta nova competitividade no nosso campeonato (a verdade é que é bem mais interessante vermos cinco ou seis clubes com real capacidade de lutar pelas primeiras posições)ainda que para qualquer adepto de um clube "grande" seja difícil ver o seu clube a perder com um teoricamente mais fraco (e este "teoricamente" vem sobretudo do historial). Todavia, sendo que muitos dos que clamam por maior competividade são adeptos de clubes "grandes", não se podem agora estar a queixar, pois as derrotas dos seus clubes são, em parte, sinal que a tal competividade está a começar a aparecer.
Quando à parte dos "peritos" acharem que o Braga (por exemplo), mais cedo ou mais tarde, vai perder pontos, também eu pensava um pouco assim no início do campeonato. Contudo, depois de ver o Braga a passar duas ou três jornadas apenas com um ponta-de-lança disponível (o Maxi Bevacqua, que só "acordou" no fim-de-semana passado) e não perder pontos nesses jogos (se não ganhou todos, empatou só um deles e ganhou os outros) deixou-me totalmente convencido que ainda se ia manter nos lugares cimeiros do campeonato durante muito tempo (talvez até ao final, quem sabe?...). A verdade é que os "pequenos" estão a dar uma lição aos "grandes" sobre planeamento de plantel, qualidade de jogo, competividade, coesão e, acima de tudo, atitude, o que, obviamente, é muito positivo para o futebol português.
Por fim, só queria dar os parabéns ao Rui Silva pela pertinência do post, que aliás está muito bem escrito. 
3XM |
11.25.05 - 4:14 pm | #
|
|
Acho que o período "baixo" dos grandes foi na época passada. Aí sim, do principio ao fim da temporada, o nível dos 3 grandes foi degradante, que nem a presença do SCP na final da UEFA consegue escamotear.
Esta época nota-se que tanto FCP como SCP estão mais fortes, e acima de tudo nota-se o potencial de evolução que os planteis destes 2 clubes possuem. Como diz o Pedro, è a minha opinião.
Quanto ao Benfica tem carências elevadas no sector do meio campo ofensivo e atacante, mas consegue estar mais forte que a época passada no jogo jogado.
Quanto aos treinadores dos 3 grandes, Koeman, Adriaansee Paulo Bento juntos, não valem o que valeu Trapattoni no SLB 2004/05.
galvao99 |
Homepage |
11.25.05 - 4:00 pm | #
|
|
Há várias explicações para esta situação. Acima de tudo, os clubes ditos pequenos ou de média dimensão têm hoje condições de trabalho semelhante aos grandes clubes. Obviamente que nem tudo está bem, muitos clubes ainda vivem acima das suas possibilidades (o Setúbal é caso flagrante mas haverá outros). No entanto, o futebol em Portugal está, e ainda bem, cada vez mais equilibrado e os resultados são, por norma, imprevisíveis à partida.
Era bom que os adeptos dos clubes grandes percebessem isso. A mentalidade talvez precise de mudar. Eu, em Alvalade, vejo a inquietação que causa nos adeptos quando a equipa adversário faz 3 passes seguidos. Quando isso acontece, surgem assobios...
peyroteo |
Homepage |
11.25.05 - 3:26 pm | #
|
|
Refiro-me exactamente ao período pós-Mourinho. Os 2 anos de que falo são na realidade ano e meio: a época passada e esta. A vitória do FCP na Taça Intercontinental (acho que este nome é consensual) foi uma vitória num jogo apenas, não faz para mim a diferença quanto ao nível da equipa. Nos anos das vitórias inyternacionais de que fala (épocas 2002/03 e 2003/04), o FCP foi completamente dominador em Portugal o que reforça a minha tese.
A ligação entre o domínio interno e a prestação externa não é uma verdade absoluta, mas para mim faz bastante sentido.
Mais um exemplo que me ocorreu: o Boavista que foi campeão nacional era uma equipa consistente na Europa...
Mas é só uma opinião, não é um dogma.
Pedro Reis |
11.25.05 - 3:22 pm | #
|
|
O Velho comprou um par de sapatos novos e chega a casa:
- Creolina o que achas?
- Acho de quê?
- Não notas nada de diferente?
- Não...
O Velho vai à casa de banho, tira a roupa toda e volta apenas com os sapatos novos calçados.
- E agora? Já notas alguma coisa diferente?
- Não, o "coiso" continua pendurado para baixo, assim como estava ontem e
como estará amanhã!
- E SABES PORQUE É QUE ELE ESTÁ PENDURADO PARA BAIXO?
- Porquê?
- Porque ele está a olhar para os meus sapatos novos!
- Hum... podias ter comprado um chapéu.
pinigol |
11.25.05 - 3:00 pm | #
|
|
A vida de uma reclusa é fodida. Sou abusada todos os dias...
Reclusa |
Homepage |
11.25.05 - 2:55 pm | #
|
|
Deixem lá isso da Toyota e da Intercontinental e do Mundial de Clubes.Já enche! 
Carlos |
Homepage |
11.25.05 - 2:53 pm | #
|
|
O FCPorto foi campeão do mundo? Pensava que tinha ganho a Taça Toyota ...
Jorge Nunes |
Homepage |
11.25.05 - 2:49 pm | #
|
|
Isso foi obra do "the special one", ó Galvão...
Vasco Castro Rizzetti |
11.25.05 - 1:54 pm | #
|
|
A questão das competições europeias como "barómetro" também tem muito que se lhe diga. A verdade é que na década de 90 os clubes portugueses também não fizeram nada de jeito nas competições europeias, à excepção da final Milan-Benfica e da passagem também do Benfica às meias-finais da Taça das Taças em 93.
Por que é que nessa altura não se disse que os "grandes" estavam mais fracos ?
P. Nery |
11.25.05 - 1:52 pm | #
|
|
Óh Pedro, o FCP foi campeão da Europa há ano e meio; campeão do mundo há um ano; e venceu a taça Uefa há dois anos e meio.
galvao99 |
Homepage |
11.25.05 - 1:14 pm | #
|
|
Concordo que existem clubes, destaco o Braga e o Nacional, que têm evoluído bastante, de forma sustentada e que portanto ocupam os lugares que ocupam por mérito próprio. No entanto continuo a achar que nos últimos 2 anos, tivemos o FCP, o SLB e o SCP (sem excepção) a um nível claramente inferior ao "normal" o que ajudou muito ao equilíbrio na tabela classificativa entre os 5 clubes que referi.
A prestação nas competições europeias também é um bom barómetro para ver a competitividade real das equipas e é um facto que nenhuma das equipas ditas "pequenas" tem feito nada de relevante a esse nível.
Se analisarmos ainda a prestação dos 3 "grandes" nas competições europeias nos últimos 2 anos a mesma foi sofrível (com excepção do SCP no ano passado, que no entanto não teve regularidade interna), o que mostra também que estas equipas estão efectivamente mais fracas.
Boa discussão!
Pedro Reis |
11.25.05 - 1:06 pm | #
|
|
Como foi solicitado à gerência, este post foi republicado depois da semana europeia. É um bom instrumento de debate e bastante actual, porque hoje há dois "outsiders" a discutir a liderança.
Saudações Desportivas
Da Rocha |
Homepage |
11.25.05 - 12:02 pm | #
|
|
Concordo Nery. A postura dos media é essencialmente nesses casos, pouco profissional. Isso nota-se essencialmente nas análises à posteriori, é como dizes nunca é mérito do mais fraco, é sempre demérito do mais forte, e como nós sabemos os resultados no futebol são sempre uma mistura de méritos e deméritos, próprios e alheios.
Já essa das capas que referes, acho que se insere mais naquilo de que falava do "peso" dos clubes, das vendas e dos shares. Repara, vende sempre infinitamente mais (às vezes mais do que quando se ganha...) a "tragédia" da derrota de um grande do que a alegria incontida de um pequeno. Isto salvo algumas excepções, claro.
Posso dar-te um exemplo. Eu vivi muitos anos em Itália, aliás continuo a ir lá frequentemente porque tenho lá família, e posso dizer-te que as capas da Gazzeta dello Sport por exemplo, são sempre com a Juve, o Milan e o Inter. Sempre. E lá existem clubes com uma fortíssima implantação que cá não existem, como a Fiorentina, a Roma, a Lázio, o Nápoles, os míticos de Génova (o Génova e a Samp), o Toro ou até o Parma. Mas numa lógica nacional e até internacional (assim como cá, os italianos que emigraram, são mais de 90% da Juve, do Inter e do Milan...) isso é perfeitamente normal e compreensível.
Agora o que não existe lá, e que cá é uma vergonha, é complacência com jogos sujos, com a disvirtuação de resultados desportivos, com a corrupção ou com a as dívidas e as insolvências financeiras. Seja quem fôr! Grande ou pequeno, quando são apanhados, não há complacência, são castigos exemplares, isto é que torna desportivamente um campeonato evoluído. Agora a grandeza é mesmo assim, não é para todos.
Vasco Castro Rizzetti |
11.24.05 - 4:10 pm | #
|
|
Sugestão aceite, caro P.Nery.
Já estava a pensar em algo semelhante para hoje, mas assim estaria a entalar este post do Rui entre o FC Porto e o Vitória (que são os assuntos do dia). Amanhã (um dia mais ou menos parado) publica-se o post em cima e já há mais motivo de conversa e debate. 
Saudações Desportivas.
Da Rocha |
Homepage |
11.24.05 - 12:43 pm | #
|
|
E achava interessante que o LI não deixasse morrer este post e que o "puxasse para cima" depois da jornada europeia. Só uma sugestão. 
P. Nery |
11.24.05 - 12:38 pm | #
|
|
Também concordo com o comentário do vasco Rizzetti, mas há que acrescentar algumas coisas:
O facto dos media darem mais destaque aos 3 grandes não me incomoda por aí além. Como disse o Vasco são eles que vendem. O problema é que adoptam sempre a perspectiva dos grandes quando abordam os jogos. Não são o Nacional, o Braga e o Setubal que ganham os jogos. São o Benfica, Porto e Sporting que os perdem. Na capa não aparece um jogador de uma equipa pequena a festejar a vitoria mas sim um jogador dos grandes a chorar a derrota. Os golos das equipas pequenas não acontecem por mérito destas mas por demérito dos grandes. Um Benfica- Setubal ou Sporting-Rio Ave é transformado num Portugal-Arménia ou num Portugal-Liechtenstein. Enfim, pode ser que com este sucesso do Braga as coisas mudem um bocado (assim como houve uma ligeira mudança depois do título do Boavista; nas épocas seguintes com o declinio da equipa do Bessa, as coisas voltaram à estaca zero).
Além disto, a sobreexposição dos 3 grandes em Portugal chega a níveis ridículos como as manchetes dos género "pequeno miccoli" ou do penteado do simão (também as houve com o sporting e o fcp mas agora não me lembro de nenhuma).
P. Nery |
11.24.05 - 12:37 pm | #
|
|
Magnífico post, um dos melhores que alguma vez li na blogosfera. Parabéns, Rui. Não tenho mesmo nada a acrescentar. 
P. Nery |
11.24.05 - 12:26 pm | #
|
|
O problema não é esse. Hoje os maiores clubes, já não têm planteis de 50 jogadores como tinham dantes e são obrigados a vender constantemente os melhores valores por questões financeiras. Hoje o futebol é muito mais equilibrado, não é só em Portugal, é em todo o mundo. Toda a gente pode ganhar de toda a gente.
Agora, não confundas isso com a cobertura dos media, ou a falta dela. Isso tem a haver com a representatividade que têm os clubes, com o número de sócios e adeptos, com a história...E temos que ser realistas, quem alimenta o futebol em Portugal são os 3 grandes. Juntos representam 98 % do adeptos de futebol em Portugal. É esmagador.
Desportivamente, as regras obviamente deverão ser as mesmas, sem previlégios, mas agora não queiram é obrigar um jornal a escrever 3 páginas sobre um clube que ninguém vai ler, ou uma tv acompanhar diariamente um clube que representa 0,001 % de share de audiência...não dá. E isto é assim em todo o mundo. Existem os pequenos, os médios e...os grandes.
Vasco Castro Rizzetti |
11.24.05 - 2:31 am | #
|
|
Parabéns pelo post Rui... Muito bem elaborado
Vasco |
11.23.05 - 6:19 pm | #
|
|
"..o adepto do grande aclama pela competitividade mas não está preparada para ela."
Penso que esta frase resume muito bem o post.Talvez ao 'adepto do grande' se pudesse juntar os jornalistas.Também eles desejam competitividade na Liga mas são eles os primeiros a diminuir os feitos dos pequenos e médios clubes(PMC).
Pessoalmente,também eu gosto de ver campeonatos emocionantes,até à última,e em que cada jogo é encarado como um combate imprevisível e não como favas contadas.Tudo isso é muito bonito mas quando começo a ver a posição do meu clube perigar,em detrimento de um clube dos PMC,o sentimento passa a ser "este já descolava daqui" ou "já era tempo de este ir para o seu lugar".Eu sei que não é uma posição correcta mas para mim o Benfica está à frente do resto,não há nada a fazer.Por isso,hoje em dia torço pelos deslizes do Braga(o que demonstra o seu crescimento)pois vejo naquela equipa capacidade para se manter a este nível até ao fim.
Esta posição não tem a haver com falta de receptividade à mudança do nosso futebol,está sim relacionada com o clubismo.Que o futebol em Portugal está a mudar e a evoluir para um patamar de maior competitividade,já todos percebemos...
Carlos |
Homepage |
11.23.05 - 6:19 pm | #
|
|
Que o meu avô diga "qualquer dia o Braga e o Nacional estão cá em baixo" ainda se aceita, porque estavam habituados a ver os seus clubes dar 7-0 ou 8-0 fim-de-semana sim fim-de-semana não.
Porém, quem vê futebol actualmente percebe que não há jogos fáceis e que se essas equipas têm feito melhor que os grandes não vai ser de um momento para outro que "vão estar cá em baixo". Mesmo assim, ainda há gente nova, na faixa dos 20 - 30 anos, que continua a pensar da mesma forma que o meu avô...
O futebol só tinha a melhorar se se começasse a pensar de outra forma.
Saudações Desportivas.
Da Rocha |
Homepage |
11.23.05 - 5:32 pm | #
|
|
Em primeiro lugar acho que o que ha de diferente, nao diria errado porque e um julgamento subjectivo, com o adepto portugues tipico e ser adepto de um clube e nao de futebol. Como se pode ver nos blogs relacionados com futebol, os adeptos portugueses amam muito os clubes e muito pouco o futebol. Dai que prefiram acreditar num cenario em que o seu clube seja grande em vez de um cenario em que o futebol esteja melhor, mas o seu clube nem tanto.
Quanto a competitividade do futebol portugues basta olhar para a performance dos clubes portugueses nas competicoes europeias: tres clubes eliminados e tres em ultimo nos respectivos grupos (se bem que o Guimaraes apenas tenha feito um jogo).
Quanto
Jorge |
11.23.05 - 5:28 pm | #
|
|
Os adeptos e os jornaleiros cá do burgo!!!
Ricardo Paiva |
11.23.05 - 5:22 pm | #
|
|
se calhar são "grandes" ou pelo menos maiores devido à massa adepta que têm... só por isso!
apesar de tudo, continuo a ser daqueles que pensa que este alarido todo à volta do braga é exagerado! mas só no final é que se verá!
P |
Homepage |
11.23.05 - 4:54 pm | #
|
|
muito bom post..
assino por baixo
Benny |
Homepage |
11.23.05 - 4:52 pm | #
|
2 Visitors Online
|
Commenting by HaloScan
|