|
|
|
Pelo andar e aspecto da obra, a juntar à previsível qualidade do pavimento (para não passarmos a vida nisto)... Sugiro que acrescente à sondagem:
- em betão, bandas sonoras e semáforos limitadores.
CL |
28.10.05 - 12:08 am | #
|
|
A relva ganha nesta sondagem, o verde é giro, mas é preciso água, muita água para a rega e pessoal para a manutenção, apelo a um pavimento regional enquadrado na obra e de custo baixo quer em termos de construção, quer depois em termos de TCO.
sofman |
28.10.05 - 12:13 am | #
|
|
Se calhar coloquei mal a questão.
É que, como foi amplamente divulgado, ñão está prevista, nesta fase da obra, a pavimentação / arranjo do separador central.
Todavia, não poderá deixar de ser realizado.
Daí esta minha auscultação:
Deveremos ajardinar - na linha do que tem sido a "tradição" - ou pavimentar?
O sofman tocou na questão essencial.
azurara |
Homepage |
28.10.05 - 12:21 am | #
|
|
Se a opção for ajardinar, a minha opinião aponta para plantas resistentes á seca, devido ao clima que temos, se se optar por pavimentar, ai o cubo de granito poderá ser bom e até bonito se tiver alguma arte no assentamento, mas concordo que esses retoques podems ser feitos á posteriori.
sofman |
28.10.05 - 12:30 am | #
|
|
E já agora um pormenor, fico feliz por a obra estar a ser executada por uma empresa local. sempre fica algum em impostos, etc..., etc...
Boa.
sofman |
28.10.05 - 12:34 am | #
|
|
O meu pai "Autárquicamente" "perito" em obras, ao ir-me buscar a estaçao de comboios na ultima sexta feira disse : "vez, afinal as obras ainda nao pararam como diziam la.. os artistas.. " 
eu penso que que como dizia o Sr sofman relva gasta muita agua e aquele bucho.. nao gosto mesmo.. fica muito alto e não fazendo de barreira protectora em caso d acidentes.. tapa a visão do sentido contrario.. ora o portugues gosta de ver um amigo e fazer sinal de luzes.. apitar e levantar a mão.. pavimentação cubos..
Fornense ® |
Homepage |
28.10.05 - 1:13 am | #
|
|
bem mas se vem aqui alguem de cubos.. azurara, ao ler pavimentação com cubos.. vao por ai pensar pavimentação com cubos incluido.. hihi 
Fornense ® |
Homepage |
28.10.05 - 1:15 am | #
|
|
muito bem, á falta de ideias perguntar.
Anonymous |
28.10.05 - 5:10 am | #
|
|
Mais uma vez membros do actual executivo da Câmara me confirmaram que Filipe Ferraz e João Albuquerque iriam ser nomeados para a Câmara...
Aguardamos...
M |
28.10.05 - 10:04 am | #
|
|
"Membros do actual executivo..."
"Actual" significa "o que ainda está" ou será "o que irá estar?"
Afinal, quem "confirmou"?
Castro Oliveira?
Luis Fraga?
António Silva?
Soares Marques?
Agnelo Figueiredo?
Sara Vermelho?
Não há muitas hipóteses...
Diga!
azurara |
Homepage |
28.10.05 - 1:35 pm | #
|
|
Ai este HaloScan!
Vamos ver se me lembro do que escrevi, antes do erro...
As obras avançam e o meu carrito já se ri todo. É que está quase a terminar (espero) o tempo em que ele para se desviar de um buraquito, pimba, lá acertava noutro.
Quanto à sondagem,... pavimentado claro, com "cubos" ou "lajetas" (desculpe a ignorância, mas não sei o que é) tanto faz. Relvado é bonito mas tem custos elevados (para além da água) e não vale a pena, agora o que não concordo nada é que o arranjo não se faça agora! Vai ficar como está (um autêntico matagal) e isso não é bonito para uma entrada da cidade. Compreendo que haja prioridades, mas...
CMatos |
28.10.05 - 5:04 pm | #
|
|
Na minha opinião nada substitui a opção relvado/ajardinado, não só quanto à beleza, mas também, relativamente à vida que pode dar a uma avenida que se pode tornar um momumento comtemporâneo de Mangualde, caso seja bem idealizada e construida.
Estamos numa fase de escassez de água, no entanto, não quer dizer que estejamos prisioneiros desta situação muito mais tempo. Ainda há dois anos tivemos oito meses de chuva, se a memória não me falha. O que penso é que cada vez mais estas fases se tornarão uma realidade, isto é, chuva durante muito tempo, ou então, ausencia da mesma também durante um alargado período de tempo. Quero com isto dizer que para mim a falta de água não é, para já, um problema que possa evitar os ajardinamentos.
Quanto aos custos de manutenção dos espaços verdes concerteza absoluta que não terão um peso assim tão significativo no orçamento do Município. Será menos uma festa que se faça. Dos jardins usufruiremos deles todos os dias e das festas só no momento.
Em suma, sou um acérrimo defensor dos espaços verdes, por isso, votei na primeira opção.
Já agora a dita avenida vai ter passeios? Como será que vão ser executados?
Já que temos a gratificação de a obra estar a avançar a bom ritmo, também os mangualdenses gostariam de se orgulhar da mesma. Esperemos para ver!
o mangas |
28.10.05 - 7:32 pm | #
|
|
Tal como previu o sofman a relva está a ganhar.
Mas (agora já posso dizer) sou de opinião que não é o revestimento indicado. A água e os custos de manutenção desaconselham-no.
azurara |
Homepage |
29.10.05 - 12:36 am | #
|
|
Quanto ao tema deste post e ao ponto fulcral da questão o que interessa na realidade não é apenas o revestimento do separador central, mas sim o enquadramento urbanístico do projecto da variante.
Do ponto de vista da gestão de tráfego, em princípio, as funções actualmente asseguradas por esta variante não irão ser modificadas, pelo que a imagem mental associada a esta área não sofrerá alterações importantes.
Continuará a servir (no meu ponto de vista, mal, independentemente de quem projectou e deu seguimento à obra) um tráfego de atravessamento que desemboca logo no centro da cidade, criando filas de espera escusadas nas horas de ponta. É necessário para além de tudo conhecer os motivos da geração/atracção de tráfego. Mas não só!
Quando se está a organizar estas infra-estruturas de transporte, é necessário dar ênfase:
-preocupações de preservação
-preocupações com a coerência, ou seja, compatibilizar as funções como a mobilidade com a vivência económica e social dos espaços
Assim entra-se noutra questão: o tipo de hierarquização viária! Será que esta “avenida” tem função de via colectora ou de uma via distribuidora principal? Pode parecer irrelevante, mas não é! (o Azurara decerto conhecerá as diferenças entre ambas!)
Do ponto de vista ambiental há que ter em conta também: o risco de aumento de tráfego origina aumentos de poluição do ar e ruídos associados, que não podem ser desprezados e, portanto os riscos para a saúde pública e bem-estar das populações, a contribuição para as emissões de dióxido de carbono…
Do ponto de vista da vida urbana existe uma grande necessidade de sentir os anseios da população. Porque dependendo do desígnio hierárquico da via podem-se fazer melhoramentos substanciais e adaptar outras formas de mobilidade, tais como: fazer um circuito pedonal e também ciclovias.
Assim podem fazer-se arranjos, não só no separador central, como também nos passeios, permitindo que as pessoas saiam de suas casas e desfrutem de umas caminhadas pela avenida, por exemplo.
Mas a solução ideal para mim seriam árvores, instaladas ao longo dos separadores centrais ou passeios destas vias, pois constituem um importante elemento de amenização da paisagem, numa zona algo “fria” e com algum movimento, tanto automóvel como pedestre.”
Beijinhos
vanda |
Homepage |
29.10.05 - 3:04 am | #
|
|
òla Azurara.
Gosto do teu blog, por isso decidi pela 1ªa vez escrever-te...
Será q a opção por relva sintética má?
Não consome àgua, não dá grande trabalho, é bonita na mesma, etc...
Mas o seu custo inicial é um pouco superior...
Q tal? Será má opção?
Um abraço
Olhar-Independente |
29.10.05 - 7:20 pm | #
|
|
Vim vêr e gostei, parabens Agnelo.Quanto ao inquérito acho que Mangualde deverá ter as suas entradas (e nem só)devidamente embelezadas e atraentes, sem dúvida que ajardinado ficará mais bonito.
c.a.s.a. |
29.10.05 - 7:34 pm | #
|
|
mangualde nao é só a avenida da estação... há mais estradas em obras e k desde o dia das eleições se encontram fechadas sem um unico empregado da câmara aparecer por lá... além disso akele largo ao lado do pavilhão municipal é uma VERGONHA. a avenida k vai dar as escadinhas da srª do castelo igualmente... a estrada paralela á avenida da estação nem se fala... a estrada a partir da Igreja Matriz até ao cruzamento da roda...só se fazem remendos nesta terra. akela fossa a céu aberto á entrada de mangualde... nem sei k comentário akilo merece... como cidadã mangualdense posso pedir um esclarecimento? pk estao as coisas assim?
SSSSSS |
29.10.05 - 10:04 pm | #
|
|
Em primeiro lugar, para a menina dos "SSSSSS":
As coisas estão assim, todas as que referiu, porque foram mal projectadas/dimensionadas. Simples. E ainda estão assim pela razão principal de que não se conseguiram emendar em 8 anos os erros cometidos ao longo de 18.
En segundo lugar, os cumprimentos ao "olhar-independente" e ao "casa".
Em terceiro lugar, a Vanda:
As questões que levantas são, evidentemente, pertinentes. Nomeadamente a questão do entendimento da avenida como "colectora" ou "distribuidora". Todavia, essa questão não se pode colocar neste momento. O que acontece é que a via já lá está. E também aontece que está muito degradada. Assim, o problema emergente é o da requalificação do pavimento, De resto, nem se trata de uma "requalificação". O que sucede é que se está a "construir" um pavimento que a avenida nunca teve.
Coisa diferente é a do arranjo dos passeios. Passeios que, naturalmente, irão ser pavimentados e arborizados. Não o serão nesta fase, mas não deixarão de o ser a muito curto prazo.
Um beijinho para ti e um abraço ao teu pai.
azurara |
Homepage |
30.10.05 - 12:40 am | #
|
|
A conversa de que não se consegue " emendar em 8 anos os erros cometidos ao longo de 18", já fede.
As obras têm um período de vida. Passado o mesmo, têm que sofrer intervenção e a obrigação do Município é precisamente essa, não deixar que a degradação chegue a níveis incomportáveis.
Com esta desculpabilização do passado qualquer um pode governar a Câmara. É esta falta de ambição, de argumentos, de ideias novas e empreendorismo que falta em Mangualde.
Meus senhores organizem-se e lembrem-se que Mangualde já foi, reconhecidamente em todo o distrito, um excelente polo de desnvolvimento e os senhores na altura não estavam lá.
Ao longo de 18 anos a câmara foi governada por um partido porque a maioria dos mangualdenses assim o quis, (curiosamente nunca com o meu voto), tal como agora nos últimos oito anos( curiosamente e infelizmente com o meu voto nos últimos quatro). Os mangualdenses andam atentos e são suficientemente inteligentes para analisarem as situações com que se deparam no dia à dia, e a prova está nos resultados das últimas eleições. E mais uma vez afirmo o PSD a continuar com esta estratégia não será poder no próximo mandato.
o mangas |
30.10.05 - 12:02 pm | #
|
|
Nunca gostei que esse argumento fosse utilizado pelo Eng. Guterres depois da saída de Cavaco do governo. Senão gosto que os adversários políticos o usem, confesso que também não gosto de o usar. Ou de abusar desse argumento. É um argumento com alguma validade no primeiro e segundo ano de um mandato. Depois soa a inércia e inépcia.
Em última instância a culpa é do D. Afonso Henriques que não tinha nada que andar à "porrada" com a mãe.
Quando o partido que eu apoio se candidata ao poder eu exijo que ele faça melhor que o seu antecessor e que não passa a vida a lamentar-se com a herança deixada. Há um tempo para tudo. O tempo dessa lamentação já lá vai. De resto, para sermos honestos, vale a pena dizer que também se fizeram coisas boas nos outros 18 anos. Lembro-me, por exemplo de, em miúdo, ir brincar com amigos para perto da tal fito etar e na altura, em pleno verão, não exalava o "hálito" de hoje. O crescimento da cidade foi carrasco da eficácia da mesma. Hoje há que encontrar a solução adequada, que julgo já estar em germinação, e que a mesma sirva para os próximos 20 anos. Daqui a vinte anos que os governantes não se queixem e que usem, entretanto, novas soluções para este problema.
JL |
Homepage |
30.10.05 - 4:38 pm | #
|
|
Será "desculpabilização do passado" ou "culpabilização do passado"?
Vou escrever um artigo sobre isto.
azurara |
Homepage |
30.10.05 - 7:55 pm | #
|
|
o abraço foi entregue!!!
Obrigada e um beijnho
vanda |
Homepage |
31.10.05 - 12:54 am | #
|
|
Commenting by HaloScan
|