Pessoal, estou impossibilitado de responder a cada um dos comments. Peço sua compreensão. Obrigado.
|
|
Bastante elucidativa esta matéria acerca de poesia, tema tão empolgante e muito difundido na internet. Muitos autores (bons autores, até)despejam seus textos em vários sites e se empolgam com os comentários dos leitores. Estes poetas virtuais na maioria não se preocupam com qualquer retorno financeiro que seus textos possam dar. E olha que outros que sabem como usar bem este material, dando-lhes os créditos devidos, claro, lucram com isso. Eu, admirador que sou da arte poética (procuro usar textos de novos autores em minhas aulas de literatura) descubro diariamente muitos poetas cujas obras superam em muito as criações de alguns grandes nomes da nossa literatura. Posso citar como exemplo Madalena Barranco, Cintia Thomé, Efigênia Coutinho, AbÃlio Terra, Remisson Aniceto...
Há uma infinidade de iluminados pela arte da poesia, alguns com obras já publicadas pela forma convencional e tantos outros apenas através da internet - que, convenhamos, aceita "qualquer coisa", - e os editores que resolverem fazer uma busca minuciosa e seletiva aà pela web poderão encontrar material suficiente para publicar algumas dezenas de excelentes livros. Talvez assim eles não percam tanto tempo verificando apenas os originais que lhes chegam às mãos nas editoras, a maioria sem qualquer valor e destinada ao lixo.
Não duvido. No caso fico impressionado com a quantidade de bons poetas que leio e na mediocridade de outros que estão na mídia
Leonardo Garrido |
07.17.08 - 12:41 pm | #
|
|
Ricardo, sites e blogs e sua conseqüente interatividade, é algo que ajuda o escritor novo a entender o mundo que ele escolheu para trabalhar com prazer, ou seja: escrever e dilvulgar-se. A internet passa por uma fase de transição que durará aproximadamente dez anos, segundo Juliano Spyer, autor do livro “Conectado” lançado em setembro pela Zahar, e nesse período definir-se-á a real utilização dessa ferramenta. Aí é que nós, blogueiros e escritores entramos com nosso trabalho, que se for bem dirigido poderá atingir nossos desejos de publicar e também ganhar com isso, porque ninguém, nem mesmo o poeta, vive de versos etéreos.
Quanto a poesia: concordo quando sugere que as bases existem e é sobre elas (ativas ou não) que devemos desconstruir e recriar a nossa forma contemporânea, que é a minha preferida.
Achei sua proposta de debate interessante e produtiva – desejo-lhe sorte na 22ª Edição da Feira do Livro e conte-nos depois como foi, por favor. Abraços.
Claro que vou registrar o debate, obrigado por sua opinião
Madalena Barranco |
Homepage |
12.12.07 - 7:40 pm | #
|
|
perdi esta! por absoluta falta de tempo e de organização! mas aproveito seu post e me coloco, embora apenas em parte.
discordo de vc qdo diz que somos todos poetas. na verdade, todos temos a capacidade de carregar conosco a poesia, mas daí a transformá-la em letras existe uma grande distância. poesia é um gênero literário dos mais complexos. acho que a internet nos possibilita exercitá-lo e o fazemos bem, ainda que de forma inteiramente intuitiva. pelo menos é o que percebo na maioria dos poetas blogueiros. não me considero poeta, pq não sou um artífice do poema. eu apenas transimito o que sinto através de versos livres e intuitivos.
é claro que existe uma certa qualidade tb neste nosso poetar amadorístico. e, sem dúvida, pode ser um trampolim para o trabalho pesado de construir um verdadeiro poema. eu, por mim, fico no amadorismo, viu? dá muito trabalho ser poeta! rs...
concordo inteiramente com o que vc diz sobre a necessidade de se saber aceitar críticas. é através do olhar do outro que nos vemos. é na troca que crescemos.
qto às editoras, até pouco tempo atrás eu não teria muito a dizer (mais a reclamar!). Hoje, depois de ser "descoberta" por duas, entendo o quanto é dificil para um editor lidar com uma demanda tão grande. e, reconheçamos, grande parte desta demanda é de trabalhos que não geram retorno financeiro - o que para uma empresa torna-se inviável.
enfim, acho que existem muitos bons autores, especialmente na net, que ainda não tiveram sua chance. o mercado editorial brasileiro está em crescimento e esperemos que continue crescendo também na abertura para novos autores, né?
putz! me excedi!!! rs.
beijão
Capaz, excelente comentário e opnião. Eu anotarei e levarei também ao debate. Obrigado minha querida
loba |
12.12.07 - 5:50 am | #
|
|
Ricardo primeiro quero parabenizar você pela coragem de discutir poesia. É muito difícil o tema e para dizer a verdade, é para poucos devido a uma série de regras a serem cumpridas criadas pelos "expert no assunto" para se reconhecer uma verdadeira poesia.
Por outro lado as editoras prestadoras de serviço encontraram um filão que o autor que não consegue ter o seu trabalho analisado por uma grande editora.
Como você sabe eu paguei pela minha publicação e não tenho o menor vergonha de dizer isso porque alcancei a meta que tracei para o meu trabalho.
No que se refere as prestadoras de serviços, concordo com você. É cada um por si mesmo. Até a data de hoje a editora que contratei só vendeu 6 livros, mas eu vendi sozinha 350 de uma tiragem de 500. Ou seja, valeu a pena.
No mais te desejo sucesso porque a discussão é longa e o retorno tem sido muito pouco perto do que já vem sendo pleiteado há anos pelos escritores.
Beijins...Elaine
Minha querida Elaine, você mais que ninguém tem uma visão única do que é o mercado editorial brasileiro. Obrigado pelo seu comentário
Elaine Paiva |
Homepage |
12.12.07 - 12:59 am | #
|
|
Gostei muito do post, aponta muitas idéias interessantes.
Valeu Dudu, obrigado por sua visita.
eduardo |
Homepage |
12.12.07 - 12:15 am | #
|
|
Caro Ricardo: cheguei aqui através dos blogs de Luma e Erika. Parabéns pelo blog e pelo tema dessa (com)postagem. Lembrei de uma frase de Bukowski: "ninguém pode dizer com certeza o que é boa poesia ou um ácido ruim". E aproveito para colar o comentário que fiz no Luz de Luma:
João Bandeira quando esteve recentemente aqui em Natal no Encontro Natalense de Escritotes (numa mesa com Cid Campos) falou que cada época sempre teve sua poesia com sua respectiva tecnologia. Já Antônio Risério em outro momento do ENE afirmou que uma forma de poesia não pode existir em detrimento de outra. Sinto que a internet passa a ser mais que uma ótima ferramenta, passa a tomar forma, ser ferramenta e forma, conteúdo graúdo de identidade própria paradoxalmente quase sem propriedade, na ambigua blogosfera. Quem não lembra dos murais nos colégios e universidades com avisos, poemas, artigos e recortes afins. Agora temos murais virtuais com muito mais leitores e possibilidades... Hay que internet ser, sin perder o livro jamais! Numa dialética de somatória, não de exclusão. Hoje posso trocar uma idéia com o meu ídolo poeta Chacal em seu blog, divulgar o trabalho experimental de poesia e música da minha banda em nosso site, conhecer gente pra lá de atuante e interessante como Luma. É como você diz, querida Luma: "A internet veio para aproximar poetas e leitores". Na velocidade da luz. Da Luz de Luma!
E na luz de Ricardo ao Rayol do dia...
Carito, uma abordagem interessante essa que deu. Obrigado pela visita e contribuição.
Carito |
Homepage |
12.11.07 - 11:57 pm | #
|
|
Rayol querido!!!!
Vc é sensacional!!! Esta tua ideia e estas tuas considerações são perfeitas!!!
Eu humildemente aderi ao blogagem hoje!!!!
Beijos Mila
Eu já passei lá, obrigado querida
Mila |
Homepage |
12.11.07 - 11:29 pm | #
|
|
É melhor eu não fazer comentário.
Strix.
Por que não?
Strix |
12.11.07 - 10:58 pm | #
|
|
Qdo falam q escrevo, eu digo q não acho... existem MILHARES por ai q são sim verdadeiros poetas, eu expressos nos meus textos o q sinto, o que quero, desejos, fantasias e por ai vai... acho q ajuda a dissipar pensamentos..rsrsrs
Beijos querido... te convido pra tomar uma champgne comigo, 4 anos de BLOG !
Já vou lá querida e parabéns, 4 anos é um baita tempo
Rô |
Homepage |
12.11.07 - 10:36 pm | #
|
|
Oi Ricardo ,
adorei seu texto , magnifico.
Peço desculpas por nao participar dessa blogagem pq nao sei se teria algo tao relevante qto vc a acrescentar, como sou sua admiradora, fico feliz por seu sucesso.
Vou fazer a chamada do encontro do dia 15 , amanha ...ok
Bjusssssss
Ora querida, sem estresse. Obrigado por suas visitas
Marlene M |
Homepage |
12.11.07 - 10:18 pm | #
|
|
Internet e poesia combinam, sim, Ricardo. A rede é um excelente local para os poetas que, assim, podem publicar sua produção, o que é muito mais difícil em livro.
E tenho encontrado ótimos sites de poesia na net. A começar por um certo
Ricardo Rayol.
Sem duvida Lino, como disse o Marco, se o escritor não tem maiores interesses tudo bem. Arte pela arte. Mas deve se pensar numa saída para aqueles que, como eu, tem aspirações capitalistas com o que produzimos. Obrigado pelo comentário elogioso. Grande abraço
Lino |
Homepage |
12.11.07 - 8:35 pm | #
|
|
Também quiz participar. Veja se o post que coloquei é elegível. Boa semana
Meu amigo, quem seria eu para censurar ou criticar? (tá não sou santo). Obrigado pela participação e o visito logo
Fernando |
Homepage |
12.11.07 - 6:09 pm | #
|
|
Querido
Você é o maior exemplo de uma poesia livre e forte nascida do seu coração direto para net. E eu adoro isso!
Capaz, querida, me lisonjeia, obrigado mesmo
ELISABETECUNHA |
Homepage |
12.11.07 - 5:39 pm | #
|
|
Ricardo, Respondi o teu comentário( respondo todos os comentam)e o novo post já está lá no blog.Um abraço,
Obrigado
Carmen Neves |
Homepage |
12.11.07 - 4:41 pm | #
|
|
Muito obrigada pelo convite.
De nada
shirlei horta |
Homepage |
12.11.07 - 4:26 pm | #
|
|
Por absoluta falta de tempo (estou muito envolvida com o projeto "Lamparina- alumiando a cultura amapaense) fiquei fora desta blogagem, mas assino embaixo de quase tudo que vc diz.
Beijos
Ora querida sei que tempo é coisa que não temos nem esquenta
Alcinéa Cavalcante |
Homepage |
12.11.07 - 3:02 pm | #
|
|
Ricardo,
Discordo de você quando diz que todos somos poetas. Potencialmente, é claro, a maioria é, raros porém conseguem sê-lo de fato. Considero a poesia o gênero literário mais difícil. Passar idéias, emoções, sentimentos de toda espécie num curto espaço é muito complicado. Do romance à poesia, passando pela novela e pelo conto, conforme diminuímos o tamanho do que é dito, dificultamos o nosso dizer com qualidade.
Abração
O que nos remete para o item 2, talvez. Achei tua abordagem interessante e vai para o post
lord broken pottery |
Homepage |
12.11.07 - 2:11 pm | #
|
|
Não consigo pegar o banner..pq?
bjs
Uai, vou te mandar por email.
Vênus |
Homepage |
12.11.07 - 1:57 pm | #
|
|
Puxa...
e eu toda atrasada com minhas postagens, que pena...
Só hoje postei sobre direitos humanos, depois se der passa lá prá saber desse lance genial.
beijo

Sem estresse, publique pelo menos até o dia 14
Sarah K |
Homepage |
12.11.07 - 1:55 pm | #
|
|
Oi,Ricardo
Verdadeiro tratado sobre Poesia e Internet...Mas,concordo que seja apenas uma ferramenta ,pois como diz o Marcos ,nada como se ter na mão um livro,pegar,cheirar e adormecer sobre ele.
Olha,eu acabei de postar aquelas bobagens que posto lá no "Apenas Palavras"..mas.quero participar do próximo post coletivo,tá?
Grande beijo
*Nossa,hoje que reparei que ainda não havia colocado o seu banner no meu cantinho..Mas,já tá lá!
Obrigado rs... não entendi xongas do final mas tudo bem
Vênus |
Homepage |
12.11.07 - 1:51 pm | #
|
|
Eu também estou!
Obrigado pela participação, irei visitar a todos em breve
SAM |
Homepage |
12.11.07 - 12:02 pm | #
|
|
Fui o primeiro a divulgar com mais de um mês de antecedência nos dois blogs (até errei a data por um mês, lembra?). Desde então o banner está lá. E tá no ar, claro... tomara que até o fim do dia eu esteja na sua lista.
Abração e parabéns!
Mas é claro que estará meu amigo. Estou compilando aos poucos
Oscar Luiz |
Homepage |
12.11.07 - 11:52 am | #
|
|
Sou péssimo crítico, apenas leio, interpreto e gosto ou não. Se se "poeta" pelo prazer e se propaga o que se escreveu não visando lucro, a net é um ótimo meio.
Tô dentro.
Até o dia que se encontrar uma maneira de ganhar dinheiro assim. Obrigado
Marcos |
Homepage |
12.11.07 - 11:23 am | #
|
|
Rayol, já postei lá minha opinião... 
Ficou massa, obrigado
Veridiana Serpa |
Homepage |
12.11.07 - 11:22 am | #
|
|
Ricardo!
Baseada no teu texto, digo:
Quando mais de uma pessoa, diz que “temos futuro”, no mundo das letras, devemos acreditar e investir nos nossos escritos. Se não fossem os incentivos dos amigos, JAMAIS teria editado o meu primeiro livro. Concordo contigo quando falas que: “somos todos poetas”. Bons ou ruins, só o tempo dirá. Mas a paixão pela escrita, ou até mesmo a insana vontade de escrever, nos torna de certa forma, “poetas”.
No caso de vasos sanitários e formas estranhas em bienais, concordo, novamente contigo: nem tudo mesmo é arte. Muito menos literatura, no sentindo amplo da palavra, no caso da Bruna Surfistinha. Mas queres saber de uma coisa? A BRUNA NÃO TEM CULPA. A EDITORA, SIM. Ela apostou e promoveu a moça a ponto do seu livro vender bem, até fora do Brasil. Ah! Foi para essa editora, que enviei o e-mail citado no meu post de hoje. Eles me “recusaram”. Risos
“Falta de coragem e disposição” – Todo esforço para editar um livro, vale a pena! Nem que seja como forma de realização pessoal. Assim eu penso e sinto. É certo que as barreiras encontradas são muitas, desde a falta de dinheiro para publicá-lo, chegando até supermercados que impedem o autor de colocar os seus exemplares à venda no mesmo. E olha que eles não compram os nossos exemplares. O autor os oferece em forma de CONSIGNAÇÃO. Aconteceu comigo, por esse motivo, AFIRMO QUE ACONTECE, infelizmente.
“ O mercado editorial é bizarro” – Sim. Rir ao ler as tuas palavras iniciais: “Quero publicar um livro, o que faço? Reza.” Risos Tu és demais!
Gráficas apenas imprimem o seu livro e, muitas nem ao menos fazem uma revisão. Quanto às editoras, existem as que , editam, divulgam , distribuem, mas TE COBRAM POR ISSO. Na verdade são gráficas oferecendo serviços a mais. No caso de caíres nas graças de uma, vide Bruna Surfistinha, a editora não cobra nada do autor e, ainda o mesmo, ganha um percentual a cada exemplar vendido. Segundo uma amiga escritora a editora ganha em cima do autor. Por esse motivo, “caíres nas graças” é sinônimo de LUCRO.
“ Sites e blogs” – Sim, são “excelentes ferramentas”! Mas para DIVULGAR os teus escritos. Vendi alguns exemplares através da minha página. Só que para vender, tens que ter o livro publicado. Risos Os elogios e comentários dos amigos e visitantes são importantes também. Muito importante!
Bem, esse é o meu comentário. Mais tarde retorno.
Parabéns pela blogagem! Fiquei com vontade de fazer uma também. Risos Quando decidir o tema te aviso.
Obrigado pelo comentário detalhado e pela participação
Carmen Neves |
Homepage |
12.11.07 - 11:04 am | #
|
|
Ricardo dear, já fiz meu post em http://blog-memories.burazine.co...so-
combina.html. Sucesso com certeza virá dessa blogagem. Quem sabe não me animo a criar um blog de poesias... Bjs
É eu sei disso e acho que perdemos
claudya |
Homepage |
12.11.07 - 10:37 am | #
|
|
Gostei da forma como você citou os pontos, embora questione a parte da publicação. Não é preciso rezar, é preciso se adequar. Sabe quantos textos uma editora recebe? Milhares e sabe quantos são publicados? Poucos. Você pode até achar que a forma de trabalho das editoras não seja adequado, mas é um padrão pré-definido e cá entre nós, hoje em dia se escreve muito, o problema é a qualidade. E se ontem, as editoras recebiam cem trabalhos num ano, hoje são milhões ao ano. Sem contar que a maioria não se preocupa com pequenos detalhes, tais como: revisão, currículo e uma boa apresentação do seu texto num release.
Só isso já conta para que um texto seja esquecido e literalmente arquivado verticalmente.
Quanto a internet, ela é mais que uma ferramenta sim, mas depende de quem usa e da forma que usa.
Esclarecedor tua abordagem minha querida, vou incluir esse ponto de vista no debate
Lunna |
Homepage |
12.11.07 - 10:21 am | #
|
|
Ricardo, concordo com todos os itens que vc. mencionou. O que + me chamou a atenção foi a parte sobre a publicação de um livro. Responderei a sua blogagem coletiva logo logo! Bjs
Valeu minha querida, veja o comentário da Lunna
claudya |
Homepage |
12.11.07 - 10:12 am | #
|
|
Querido,
Sensacional a sua publicação! Gosto dos versos livres e não sei se me encaixo nos textos de qualidade. Mas que eu tento, ahhhhh isso eu tento!
Vou participar tá?
Beijinhosssss
Não tenho dúvidas que você escreve bem demais. Obrigado pela participação, depois irei visitá-la.
Claudia Perotti |
Homepage |
12.11.07 - 9:06 am | #
|
|
Ricardo, o exercício da escrita, mesmo para aqueles que não são poetas, é forma de verbalizar sentimentos. Infelizmente muitas pessoas são trancadas para isso, vale começar e para quem lê, interpretar além da estética. Profissionalmente, lemos absurdos por aí!
Brincar de poetar é lúdico, extravassa sentimentos e poupa terapias.
O blogger só deixou eu postar agora! Boa blogagem! Beijus
Eu sei bem o que é estar bloqueado, e obrigado pela participação e divulgação.
Luma |
Homepage |
12.11.07 - 8:53 am | #
|
|
Ricardo! Acabo de publicar o meu texto. Parabéns pela iniciativa.Um abraço,
Carmen Neves |
Homepage |
12.11.07 - 8:32 am | #
|
|
eu postei
é a segunda vez q informo (acho q vai sair repetido) entrei na blogagem
Obrigado, vou incluir na lista e irei visitar.
hemisfério norte |
Homepage |
12.11.07 - 8:20 am | #
|
|
eu postei no palavras com cheiro (pr blogagem)
bj
a.
hemisfério norte |
Homepage |
12.11.07 - 8:17 am | #
|
|
Eu estou nessa..pelo menos para constar..rsrs
Obrigado querida
cilene |
Homepage |
12.11.07 - 8:04 am | #
|
|
Dei um aperto no tempo.
segurei as rédeas dos ponteiros.
E consegui.
Tá postado, kiridu.
Beijos
Sei que foi no sacrifício e agradeço de coração.
Erika |
Homepage |
12.11.07 - 6:53 am | #
|
|
Querido, eu fico devendo a minha participação, mas vc sabe que, de coração, torço prá que tudo seja um sucesso, né?
Beijos
Erika |
Homepage |
12.11.07 - 6:26 am | #
|
|
Ricardo, estou participando.
Mais tarde, volto para comentar o seu texto.
beijos
Obrigado minha gurua
Saramar |
Homepage |
12.11.07 - 2:42 am | #
|
|
Ricardo
Ja postei.
Beijinhos
Já irei visitá-la
Luci Lacey |
Homepage |
12.11.07 - 1:29 am | #
|
|
Eu não poderia deixar de participar...ainda mais depois que vc disse que somos todos poetas, "tô me achando", hahhahahhahahahhaha
bjos, e o post já está lá no DD, ok?!
Já vou visitá-la minha querida madrasta. Obrigado
Renata |
Homepage |
12.11.07 - 12:02 am | #
|
|
Gostei muito...achei irado! Todos os pontos tratados com maestria! Pura verdade...lógico está falando quem entende bem do assunto...tu né meu bem!!
Quando tu escreves haicai os faz com muita competência...prefiro versos livres e as minhas rimas...nunca me arriscaria a fazer um haicai...rsrs
Gostei do desafio....será que alguém consegue ganhar grana na net com poesia....
beijos meus
É uma baita desafio descobrir a resposta, obrigado minha querida por sua participação.
leticia coelho |
Homepage |
12.10.07 - 11:19 pm | #
|
|
Commenting by HaloScan
|